Após a final do Rugby Sevens masculino, o rugby feminino estreia na Olimpíada de Paris a partir do domingo (28), fazendo a festa da torcida nos Jogos com transmissão direta pela internet, pela TV por assinatura e streaming. Mas, diferentemente da categoria masculina, o Brasil está muito bem representado no torneio em solo francês com sua seleção feminina de rugby.
Esta é a terceira vez que as Yaras – como as integrantes da seleção feminina são conhecidas – participam de uma Olimpíada, e elas vêm como uma das favoritas à medalha. Atualmente, a seleção brasileira de rugby feminino é medalhista de bronze no Pan-Americano, além de ter 21 títulos continentais do esporte e estar entre as 10 melhores do mundo.
A equipe de rugby do Brasil entra em campo logo no primeiro dia da competição, enfrentando duas grandes potências do esporte: as donas da casa, a França, e os Estados Unidos. Em seguida, na segunda-feira (29), é dia de encarar as japonesas.
A seguir, saiba todas as informações sobre o rugby feminino na Olimpíada de Paris 2024.
Como funciona o Rugby Sevens
Nos Jogos Olímpicos, adota-se a modalidade Rugby Sevens, também chamada de rugby de 7. Isso porque, diferentemente do Rugby Union, o formato com menos jogadores em campo e tempos mais curtos permite um torneio mais rápido e dinâmico.
Cada time chega com 12 jogadores, sendo sete em campo e outros cinco na reserva. As partidas são divididas em dois tempos de sete minutos cada. Mas, em caso de empate, acontece um tempo extra de cinco minutos. Desse modo, cada equipe participa de dois jogos por dia.
Ao todo, 12 seleções participam dos Jogos de Paris – tanto na categoria masculina quanto feminina. As equipes se dividem em três grupos com quatro times em casa. Os dois melhores de cada grupo avançam para a fase seguinte, assim como as duas seleções que tiveram melhor resultado em terceiro lugar.
As seleções que disputam o rugby feminino na Olimpíada de Paris
Participam dos Jogos Olímpicos Paris 2024 as seguintes seleções:
- Grupo A: Nova Zelândia, Fiji, Canadá e China.
- Grupo B: Austrália, Irlanda, Grã-Bretanha e África do Sul.
- Grupo C: França, Estados Unidos, Japão e Brasil.
Uma das mais fortes concorrentes nos Jogos de Paris 2024 é a Nova Zelândia, uma vez que elas são as atuais campeãs olímpicas. Além disso, o país é um dos mais tradicionais no esporte. Contudo, a Austrália, campeã do Rio 2016, também vem com força. A França, por sua vez, foi uma das equipes com melhor classificação para a Olimpíada deste ano.
Programação do rugby feminino na Olimpíada de Paris
Bastante popular na França, o Rugby Seven terá suas partidas no Stade de France, o maior do país, com capacidade para até 80 mil pessoas. Os primeiros jogos acontecem na quarta-feira (24), com as finais e a entrega das medalhas no sábado (27).
Agenda rugby feminino – fase de grupos
28 de julho:
- 10h30 – Irlanda x Grã-Bretanha
- 11h – Austrália x África do Sul
- 11h30 – Estados Unidos x Japão
- 12h – França x Brasil
- 12h30 – Fiji x Canadá
- 13h – Nova Zelândia x China
- 14h – Irlanda x África do Sul
- 14h30 – Austrália x Grã-Bretanha
- 15h – Estados Unidos x Brasil
- 15h30 – França x Japão
- 16h – Fiji x China
- 16h30 – Nova Zelândia x Canadá
25 de julho:
- 09h – Grã-Bretanha x África do Sul
- 09h30 – Austrália x Irlanda
- 10h – Japão x Brasil
- 10h30 – França x Estados Unidos
- 11h – Canadá x China
- 11h30 – Nova Zelândia x Fiji
Onde ver os jogos de Rugby Seven feminino
Todas as partidas de rugby dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão transmitidas pelo próprio site do evento, o Olympics.com. Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV também transmite os jogos.