Durante muitos séculos, em regiões onde o inverno era rigoroso, os povos utilizavam os esquis para caçar e se locomover na neve. A palavra “ski” é norueguesa e deriva de “skid”, no antigo nórdico, que significa um pedaço de madeira pela metade. Em ano olímpico, é importante ficar por dentro da história e das regras do esqui cross-country para não ficar com nenhuma dúvida ao assistir o esporte na telinha.
Conheça a modalidade
O esqui cross-country é uma das formas mais antigas de praticar o esqui. Os primeiros registros históricos do esporte são do século XVIII, quando era praticado pelos militares da Noruega de maneira recreativa.
No entanto, foi só em 1842 que se tornou uma modalidade esportiva, com categorias diferentes e quando as primeiras regras do esqui cross-country foram criadas.
Após, o evento masculino de esqui cross-country teve sua estreia nos Jogos de Chamonix, na França, em 1924. Já a versão feminina só teve sua inclusão nas Olimpíadas de 1952, que aconteceu em Oslo.
E claro, não é muito difícil de imaginar que os europeus dominam os esportes nas competições mundiais, não é? Países como Suécia, Finlândia e Noruega dominam a modalidade há anos!
Categorias e equipamentos
Em suma, o esqui cross-country é um esporte de resistência. Isto é, os atletas devem percorrer determinadas distâncias com esquis e se impulsionam por bastões.
Nesse sentido, a modalidade se divide em duas categorias: a clássica e a skating. Na primeira, os atletas percorrem o trajeto com os skis paralelos entre si. Já a técnica Skating é mais dinâmica e exige mais velocidade. Logo, o competidor precisa impulsionar o esqui ao projetar o corpo em um ângulo de 45 graus.
Aqui estão mais detalhes de cada uma das categorias olímpicas:
Clássica
Consiste em uma prova de longa distância que ocorre em circuitos de 2 a 50 quilômetros, em subidas e descidas. As provas possuem diferentes formatos de largada explicados acima, sendo que os atletas podem competir contra o relógio ou entre si.
Skating
Já o skating é uma prova de curta distância, na qual os atletas percorrem circuitos de no máximo 2 quilômetros. Assim, na fase classificatória, devem correr contra o relógio para avançar para a próxima fase.
Nas finais, os atletas que tiveram os melhores resultados competem em baterias eliminatórias de seis atletas, nas quais os dois primeiros de cada bateria e os dois melhores seguem para a decisão do ganhador.
Além disso, o esqui cross-country pode ser realizado em diferentes formatos: Largada Intervalada, Largada em Massa, Revezamento, Skiathlon, Perseguição e Cross-country Cross.
Equipamentos do esqui cross country
- Esquis
- Bastões (de grafite e kevlar)
- Fixações de esqui (ligações).
- Botas de esqui
- Traje
Sendo assim, os equipamentos podem e devem variar por consequência de alguns fatores. Por exemplo, os atletas podem escolher os esquis conforme a consistência da neve e as próprias características físicas, como peso e altura.
Da mesma forma, no estilo clássico a bota costuma ser mais flexível a fim de permitir maior mobilidade no tornozelo do competidor, enquanto no estilo livre é interessante que a bota tenha controle lateral e sola rígida.
Já o traje esportivo deve ser de lycra, ou seja, um tecido leve e flexível para que o atleta possa movimentar o corpo e se aquecer do frio.
Regras do esqui cross-country
Agora, vamos conferir as principais regras do esqui cross-country e como elas se aplicam na modalidade:
- Os competidores devem seguir o percurso marcado, respeitando a sequência correta do início ao fim da prova;
- Caso o atleta desvie do percurso correto, ele deve retornar ao ponto anterior, ou seja, onde estava antes de errar;
- Os competidores todo o trajeto em seus esquis e usando apenas os próprios meios de impulsão, sem ajudas externas;
- Obstruções no circuito são proibidas, ou seja, impedimentos, trombadas e empurrões com o corpo ou equipamentos.
- Os esquiadores não podem encerar, lixar nem limpar os esquis durante a prova de skating, apenas da modalidade clássica.
Por fim, agora você já sabe as regras do Esqui Cross-Country e pode acompanhar de perto esse esporte na neve durante os Jogos Olímpicos de 2024.