Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Regras do bobsled: entenda como o esporte olímpico funciona 

Regras do bobsled: entenda como o esporte olímpico funciona 

Publicado em:

Última atualização:

Os suíços inventaram o bobsled na década de 1860. Naquela época, para praticar o esporte, as equipes realizavam corridas cronometradas em pistas estreitas, inclinadas, sinuosas e congeladas por meio de um trenó movido com a força da gravidade. 

Porém, a prática só virou esporte no fim do século XIX, época em que os suíços juntaram dois trenós e adicionaram um mecanismo de direção. Além disso, adicionaram um chassi para proteger os turistas ricos da época. 

A partir disso, criaram em 1897 em St. Moritz, na Suíça, o primeiro clube de bobsled do mundo. 

Quase 30 anos depois, em 1924, uma corrida com quatro atletas masculinos aconteceu na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Chamonix, na França. 

Por fim, adicionaram um evento de dois homens aos Jogos Lake Placid em 1932, com um formato que permanece até hoje. O evento feminino só foi adicionado na programação olímpica em 2002. 

O que é o bobsled e como funciona? 

O bobsled é um esporte de inverno em que o time corre contra o tempo em cima de uma rampa de gelo estreita e sinuosa com um trenó movido pela gravidade. 

As equipes de duas ou quatro pessoas fazem corridas cronometradas (de duas a quatro descidas), no gelo, combinando-as no fim para calcular a pontuação.

O time com o menor tempo é o vencedor. 

Como o bobsled funciona nas Olimpíadas de Inverno? 

Nas Olimpíadas, as regras das modalidades de bobsled incluem equipes de quatro atletas (masculino) ou de dois (masculino ou feminino). 

Com isso, eles devem descer em uma espécie de trenó — um carrinho sobre lâminas — sob uma pista de gelo com curvas e retas de 1.500 m de extensão. 

Sendo assim, os trenós chegam a alcançar até 140 km/h. Disputam-se as duas provas nas modalidades masculinas do mesmo jeito, com duas baterias diárias em um evento de dois dias. 

Enquanto isso, no feminino, são duas baterias em um único dia. 

Dito isso, o vencedor é aquele que tiver o menor tempo na soma das duas baterias. Além disso, não há critérios para desempate, já que se cronometra o tempo por milésimos de segundo.

Quais são as principais regras do bobsled? 

Entre as principais regras de bobsled, a primeira é em relação ao peso. Os atletas e o trenó não podem pesar mais de 390 kg (em caso de eventos com dois homens), 340 kg (em caso de eventos com duas mulheres) e 640 kg (em caso de eventos com quatro homens). 

Essa regra surgiu em 1952 para limitar o peso total da tripulação do trenó e encerrar a era do trenó superpesado, o que reequilibrou o esporte como uma competição atlética. 

Além disso, todos os atletas devem obrigatoriamente usar capacetes de alta tecnologia, assim como uniformes esportivos e sapatilhas especiais para a prática esportiva. 

Já para a realização de competições internacionais, as pistas de bobsled precisam ser regulamentadas pela Federação Internacional de Bobsled e Skeleton (IBSF) e possuir entre 1.200 e 1.600 m de comprimento. 

Por fim, o árbitro deve garantir que as pistas de corrida estejam sob as normas e prontas para uma competição completamente segura, além de marcar o tempo e declarar o vencedor.