Rafaelle Souza é um dos nomes escolhidos para representar o futebol feminino do Brasil nos Jogos Olímpicos. Ela está na posição de zagueiro e também já fez parte de vários clubes. Neste artigo, confira qual foi a trajetória da jogadora brasileira no futebol até agora e suas principais conquistas.
Trajetória de Rafaelle Souza
Em janeiro de 2014, Rafaelle foi escolhida na segunda rodada do Draft Universitário da NWSL de 2014 pela equipe de expansão Houston Dash. Depois de jogar uma temporada, ela foi dispensada pelo Houston Dash. Porém, o FC Kansas City adquiriu seus direitos na semana seguinte.
Rafaelle assinou com o Changchun Zhuoyue da Superliga Chinesa de Futebol Feminino em 2016, sendo uma das três jogadoras brasileiras a fazê-lo com Raquel e Darlene. Não houve divulgação dos termos dos contratos, mas, em uma entrevista ao Globo Esporte, Rafaelle disse que o salário era consideravelmente maior do que ela poderia ganhar no Brasil. Em 2017, a colega de seleção brasileira Cristiane se juntou a ela no Changchun Zhuoyue.
Em 2022, Rafaelle se juntou ao Arsenal em uma transferência gratuita do Changchun Zhuoyue, se tornando a primeira brasileira a jogar pelo Arsenal Women. Depois, em 3 de julho de 2023, Rafaelle assinou um contrato de dois anos e meio com o Orlando Pride da National Women’s Soccer League.
Ela juntou-se à equipe após a conclusão da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023. Em janeiro de 2024, Rafaelle adquiriu um green card dos EUA, o que significa que ela não ocuparia mais uma vaga internacional no elenco.
Carreira na Seleção Brasileira
Rafaelle Souza jogou pelas seleções de base do Brasil na Copa do Mundo Feminina Sub-17 da FIFA 2008, na Nova Zelândia, e na Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA 2010, na Alemanha.
Além disso, sua estreia na seleção principal ocorreu em dezembro de 2011, como substituta em uma vitória por 4–0 sobre o Chile no Torneio Internacional Cidade de São Paulo de Futebol Feminino de 2011.
Em fevereiro de 2015, Rafaelle participou de um programa de residência de 18 meses para preparar a Seleção Brasileira para a Copa do Mundo Feminina de 2015 no Canadá. Ela também foi anunciada como capitã do Brasil na Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2023.
Principais títulos de Rafaelle Souza
A jogadora é um dos principais nomes representando o Brasil no futebol feminino hoje. Até o momento, estes são seus títulos:
Palmeiras
- Copa Paulista Feminina: 2021
Arsenal
- FA Women’s League Cup: 2022–23
Brasil
- Copa América Feminina: 2018, 2022
- Jogos Pan-Americanos: 2015
- Vice-campeã da SheBelieves Cup: 2021
Além disso, Rafaelle também levou alguns prêmios individuais por sua atuação dentro de campo, sendo eles:
- Equipe do Ano da PFA: 2022–23 FA WSL
- Melhor XI da CONCACAF W Gold Cup: 2024
Quem são as convocadas do futebol feminino do Brasil?
Além de Rafaelle Souza, o Brasil conta com jogadoras extremamente talentosas. Nosso país começou no futebol feminino no dia 25 de julho, vencendo a Nigéria por 1 a 0. Confira qual é o time de atletas:
- Goleiras: Lorena (Grêmio) e Tainá (América-MG)
- Laterais: Antonia (Sem clube), Tamires (Corinthians), Yasmim (Corinthians)
- Zagueiras: Rafaelle Souza (Orlando Pride), Tarciane (Houston Dash) e Thais (Tenerife)
- Meio-campistas: Ana Vitória (Atletico de Madrid), Duda Sampaio (Corinthians) Yaya (Corinthians)
- Atacantes: Adriana (Orlando Pride), Gabi Portilho (Corinthians), Gabi Nunes (Levante), Jheniffer (Corinthians), Kerolin (NC Courage), Ludmila (Sem clube) e Marta (Orlando Pride)