Início » Uncategorized » Badminton nas Olimpíadas Paris 2024: conheça as regras do esporte

Badminton nas Olimpíadas Paris 2024: conheça as regras do esporte

Publicado em:

Última atualização:

Popular na Ásia e nas colônias britânicas, o badminton é um dos esportes que está na agenda dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para muitos, a modalidade lembra o tênis, pois também utiliza raquetes para fazer um objeto atravessar uma rede para cair na quadra do adversário. Contudo, no lugar de uma bola, utiliza-se uma peteca. As regras do badminton também são diferentes das do tênis, bem como sua história.

As origens do badminton são uma incógnita mesmo para quem o pratica. Um dos mais antigos registros de uma prática similar ao esporte remonta à China, há cerca de 2500 anos. Na Índia, do século 19, praticava-se o Poona, outro jogo com peteca. Mas foi na década de 1860, em Gloucestershire, na Inglaterra, que acredita-se que um jogo similar ao badminton como se conhece hoje aconteceu em um lugar chamado Badminton House – daí seu nome.

Como são as principais regras do badminton

De forma geral, o badminton tem regras bem simples de compreender. Antes de começar o jogo, os atletas em quadra têm dois minutos para o aquecimento. Em seguida, com uma moeda – ou até com a peteca – o juiz faz um sorteio. Aquele que ganhar pode escolher entre servir, ou seja, sacar, receber ou definir em qual lado da quadra quer jogar.

Das medidas da quadra, raquete e afins

O local no qual a disputa ocorre se chama quadra e deve medir 13,4m de comprimento por 5,18 de largura. No caso de jogos em dupla, a largura sobe para 6,1. O piso deve ser de material antiderrapante e, em competições oficiais, realiza-se o jogo em local fechado a fim de evitar a ação do vento sobre a peteca.

Por falar em peteca, ela deve pesar entre 4,74g e 5,5g. Sua base é arredondada, feita em cortiça e coberta com couro. Nela, coloca-se 16 penas de ganso. Um fato curioso é que as penas utilizadas são sempre retiradas da asa esquerda do animal. Isso porque ele sempre dorme apoiado em seu lado direito, o que danifica sua plumagem.

Apesar de serem feitas de material leve e resistente como fibra de carbono, a raquete de badminton é menor e possui o cabo mais fino e longo que a de tênis. Ela tem 67cm de comprimento e pesa entre 85g e 110g.

Por fim, seguindo as regras do jogo, a rede deve possuir um comprimento mínimo de 6,1m. Partindo da superfície da quadra, o topo fica a uma altura de 1,524m no centro e 1,55m sobre a linha lateral das partidas de duplas.

Da posição dos jogadores em jogo

No início da partida, o jogador que for servir deve se posicionar no fundo da quadra, de frente para a rede, do lado direito. Ele deve manter os dois pés no chão, mantendo uma base imóvel. Ao soltar a peteca, ela deverá estar abaixo da linha da sua cintura – ou em uma altura inferior a 1,55m do chão – no momento em que o atleta a golpeia, acertando sua base.

Aquele que recebe, então, fica do outro lado da rede, na diagonal de quem saca. Isso porque os saques são sempre feitos na diagonal. Se a partida é em duplas, o companheiro de equipe pode se posicionar em qualquer lugar da quadra, desde que não bloqueie a visão de quem vai receber.

Ao longo do jogo, se o placar for um número ímpar, o atleta faz o serviço do lado esquerdo da quadra. Se for par, o atleta saca do lado direito.

Como as regras do badminton determinam a marcação dos pontos

Um atleta ou equipe marca pontos quando:

  • A peteca cai na quadra adversária;
  • Quem serve manda a peteca para fora da quadra, na rede ou por baixo dela ou, ainda, no seu lado da quadra;
  • O adversário toca a rede, seja com a raquete, seja com qualquer parte do próprio corpo;
  • O oponente rebate a peteca antes que ela cruze a rede pro completo;
  • O adversário comete uma violação de saque.

Cada partida começa com três tipos de árbitros em quadra. O árbitro principal é o que fica em uma cadeira alta, próximo da rede. É quem toma as decisões finais. O árbitro de serviço acompanha os saques. Por fim, os confrontos podem contar com até cinco árbitros de linha, que se posicionam ao lado da quadra para conferir o local de queda da peteca. 

Sobre a determinação de quem vence a partida

Cada disputa de badminton é realizada em um jogo dividido em três games e ganha o atleta ou dupla que vencer dois primeiro. Cada game acaba aos 21 pontos. Caso haja empate em 20 pontos, vence aquele que abrir dois pontos de vantagem. Se o placar permanecer igual até os 29 pontos, ganha quem fizer o 30º primeiro.

De acordo com as regras do badminton, ao longo do confronto, sempre que um time alcança o marco dos 11 pontos, o juiz concede um tempo de 60 segundos aos jogadores. Também há um intervalo de dois minutos entre cada game.