O basquete é um esporte que vem crescendo bastante nos últimos anos e, além da NBA, os torneios da FIBA (Federação Internacional de Basquete) vem fazendo muito sucesso no Brasil e no mundo. Todavia, o principal evento da modalidade é justamente a competição olímpica. Em todas as edições, sempre temos alguns dos melhores jogadores do planeta atuando. Para chegar até lá, existem duas vias: a Copa do Mundo e o próprio Pré-Olímpico de basquete masculino.
O que é o Pré-Olímpico de basquete masculino?
Antes de tudo, é preciso entender o que é essa competição. De forma resumida, é uma série de torneios de basquete espalhados ao redor do mundo que garantem vagas para os Jogos Olímpicos.
Esses torneios estão compostos, em sua maioria, pelas equipes que não conseguiram qualificação olímpica direta pela Copa do Mundo que, como dito antes, é o único outro torneio que fornece isso. Além do mais, também existem outras nações que entram via qualificatórios continentais e passam por um mata-mata anterior.
Como funcionou o Pré-Olímpico de basquete masculino de 2024?
O Pré-Olímpico de 2024, assim como o de 2021, possuiu quatro torneios. Eles estavam localizados em: Riga (Letônia), San Juan (Porto Rico), Valência (Espanha) e Pireu (Grécia). Os times classificados que vieram da Copa do Mundo foram 19, com a maioria deles vindo da Europa. Somado a isso, outros 5 que disputaram os qualificatórios foram acrescentados à lista. Dessa forma, tivemos 24 equipes no geral.
Com essas 24 nações, foram formados 8 grupos com 3 equipes cada, com cada país sede tendo 2 grupos disputando partidas no território. Em Riga, por exemplo, tivemos um com Brasil, Montenegro e Camarões, além de outro com Filipinas, Geórgia e Letônia.
Com isso, os dois melhores de um grupo avançam a uma pequena fase de mata-mata com os dois melhores membros do outro grupo do país. Apenas o campeão desse mata-mata leva a vaga olímpica.
Como o Brasil se classificou?
O Brasil entrou no Pré-Olímpico via Copa do Mundo em 2023. A seleção ficou em décimo-terceiro lugar e, por pouco, não conseguiu uma vaga direta para Paris em 2024.
No caso, Estados Unidos e Canadá foram os dois melhores das Américas e conquistaram a qualificação.
Como esses times entram na Olimpíada?
O sorteio da competição olímpica de basquete já foi realizado, logo, temos já o local exato em que cada time pode parar.
No caso do torneio de Riga, o campeão do evento irá para um grupo que tem Alemanha, França e Japão. Já aqueles que ganharem os eventos na Espanha e na Grécia, um grupo com Canadá e Austrália os espera. E, por fim, o vencedor de San Juan enfrentará Estados Unidos, Sérvia e Sudão do Sul na primeira fase olímpica.
Vale ressaltar que, em questões de nível técnico, esse promete ser um dos eventos mais equilibrados da história da modalidade. Muitos jogadores que se destacam na NBA estão na disputa dele. É o caso de Giannis Antetokounmpo, Luka Doncic e Domantas Sabonis.
Quando começa o torneio de basquete nos Jogos Olímpicos?
O torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Paris terá início no dia 27 de julho. A fase de grupos irá se encerrar no dia 3 de agosto. Já no dia 6 começa o mata-mata, com término no dia 10.