Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Pedro Henrique Nunes: quem é o atleta de lançamento de dardo do Brasil

Pedro Henrique Nunes: quem é o atleta de lançamento de dardo do Brasil

Publicado em:

Última atualização:

O Brasil tem bons resultados no atletismo, com destaque para as provas de velocidade e saltos. No lançamento de dardo, o amazonense Pedro Henrique Nunes está pronto para se tornar a nova cara da modalidade e, consequentemente, trazer medalhas para o país.

Brilhou no Pan de Santiago, em 2023, mas é nos Jogos Olímpicos que pretende fazer a diferença. A nação brasileira vibra com o atleta, que participará da sua primeira competição olímpica. Pedro é o atual número 17 do ranking mundial.

Carreira de Pedro Henrique Nunes

O Festival de Parintins, principal atração de Parintins, no Amazonas, é considerado Patrimônio Cultural do Brasil. No entanto, é possível dizer que a cidade está prestes a ser conhecida também como a casa de Pedro Henrique Nunes, atleta do lançamento de dardo de 1,75 m, com muitas medalhas no currículo e a participação em Jogos Olímpicos.

A família de Pedro sempre esteve envolvida com esporte. De acordo com o portal Olympics, o garoto começou como jogador de futsal do time da sua escola nos Jogos Escolares de Parintins, em 2013.

Entretanto, o regulamento da competição dizia que os alunos poderiam praticar também provas individual. Pedro, aos 13 anos, escolheu o lançamento de dardo e a partir daí, não parou mais.

Além disso, segundo o site Olympics, o tio do garoto, Jander Cardoso, que também é atleta, o levou para treinar em Manaus para ganhar ainda mais técnica e experiência. Então, o jovem passou a competir em torneios nacionais e internacionais.

Mas o caminho até o pódio não foi fácil, já que Pedro sofreu com lesões que o obrigaram a se afastar das competições. Mesmo assim, nunca desistiu de brigar pelos seus sonhos.

Hoje, aos 25 anos, Pedro é o 3º sargento da Força Aérea Brasileira, possui patrocínio da Adidas e detém as conquistas do ouro nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021; a medalha de prata no Pan de Santiago; e o primeiro lugar no Ibero-Americano de 2024.

Em 2024, se classificou, pela primeira vez, para os Jogos Olímpicos. Na última terça-feira (6), nos Jogos de Paris, o atleta competiu nas qualificatórias da modalidade. Pedro Henrique não conseguiu passar da primeira fase do lançamento de dardo. Ele começou a disputa com 76,23 metros, melhorou para 79,46 metros na segunda tentativa e, na última chance, alcançou 75,69 metros. Contudo, a marca necessária para avançar era de 84 metros. Infelizmente, isso o deixou fora da competição. 

Como funciona o lançamento de dardo em Olimpíadas?

O lançamento de dardo é uma modalidade do atletismo. Durante os Jogos Olímpicos Antigos em 708 a.C., entrou junto ao pentatlo. Por sua vez, na Era Moderna, a categoria masculina foi introduzida em 1908, em Londres, enquanto a feminina começou apenas em 1999, em Los Angeles.

Precisão, velocidade, força e técnica. Esses são os requisitos para um arremesso de dardo perfeito. Qualquer falha, mínimo desvio de atenção, pode resultar na derrota ou, pior, em acidentes graves com os espectadores.

O primeiro passo é segurar o dardo com o dedo mindinho próximo da ponta do implemento. Depois, o atleta toma impulso na pista, puxa o braço em que está o objeto para trás, sempre o mantendo reto, e, então, direciona o dardo para a área de aterrissagem e o lança.

O objetivo é obter a melhor marca com o dardo, fazendo-o chegar mais longe do que os oponentes.

O Brasil não tem medalha na modalidade em Jogos Olímpicos. Por outro lado, a Finlândia é o país com mais ouros no masculino, sete.