Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Lançamento de dardo: conheça Neeraj Chopra, medalha de ouro em Tóquio

Lançamento de dardo: conheça Neeraj Chopra, medalha de ouro em Tóquio

Publicado em:

Última atualização:

A Índia é a nação mais populosa do mundo, com mais de um bilhão de pessoas. Além da rica cultura, o país também celebra a tradição no críquete, esporte que colocou muitos indianos no cenário esportivo mundial. Por outro lado, Neeraj Chopra é uma exceção.

O atleta conquistou a primeira medalha de ouro da Índia no atletismo em Tóquio 2020, no lançamento de dardo. Então, conheça a história do jovem que superou grandes nomes da modalidade. O indiano é o favorito à medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024.

Carreira de Neeraj Chopra

Em 2021, o atleta Neeraj Chopra mudou a trajetória da sua carreira para sempre. Com apenas 24 anos, entrou para a história como o primeiro indiano a subir no lugar mais alto do pódio no atletismo, após vencer a competição de lançamento de dardo.

Inclusive, em sua estreia nas Olimpíadas, o jovem desbancou experientes atletas logo nas eliminatórias, ao obter a nota 86.65.

Na final, conseguiu três boas notas, mas foi o segundo arremesso de 87.58 que garantiu a medalha de ouro. A República Tcheca fez dobradinha no pódio com Jakub Vadlejch e Vitezslav Vesely em segundo e terceiro lugar respectivamente. Neeraj venceu esportistas do mundo todo, como Alemanha, Paquistão, Finlândia, Suécia e Moldávia.

Neeraj cresceu em uma vila rural na cidade de Khandra, na Índia, jogando críquete e vôlei. Em entrevista à CNN, o atleta revelou que estava acima do peso quando criança, por isso ouvia que o esporte não era para ele.

Porém, aos 13 anos, tudo mudou quando conheceu o lançamento de dardo em um campeonato de atletismo na cidade vizinha.

Seus pais, agricultores, juntaram dinheiro para comprar um dardo de aço ao filho. Com horas e horas de treino, Neeraj logo alcançou o estrelato. Conquistou o título mundial em 2023, duas taças nos Jogos Asiáticos, um ouro nos Jogos da Commonwealth e a medalha olímpica em 2020.

O sucesso de Neeraj Chopra na Índia é tão grande que, conforme a CNN, o país comemora o Dia Nacional do Dardo em 07 de agosto, data em que o atleta conquistou o ouro olímpico, em Tóquio.

Como funciona o lançamento de dardo nas Olimpíadas?

O lançamento de dardo é uma das provas do atletismo nos Jogos Olímpicos. O atleta carrega um dardo feito de metal, entre 2.6 m e 2.7 m para homens e 2.2 m e 2.3 m para mulheres, e 800 g para homens e 600 g para mulheres. Parece simples, mas o profissional precisa de muita atenção.

O primeiro passo é segurar o dardo da maneira correta e depois correr para tomar velocidade e impulso. Quando se sentir pronto, o atleta posiciona o objeto na linha atrás dos ombros e, então, lança o objeto à maior distância possível, de acordo com o COB. Nas Olimpíadas, cada participante tem três chances durante as eliminatórias e seis nas finais.

O dardo lançado pelo atleta fica na grama, e os oficias medem a marca atingida. Se o atleta passar da linha determinada na pista antes, durante ou depois do lançamento, ou se o dardo tocar no campo sem ser com a ponta dianteira, ele é desclassificado.

O Brasil não tem medalhas no lançamento de dardo em Olimpíadas, mas Pedro Henrique Rodrigues ganhou a prata no Pan-Americano de Santiago em 2023 na modalidade.