Para aqueles que são fãs da bola laranja, o nome de Lucas Dias não deve causar estranheza, afinal, o atleta tem sido destaque em competições nacionais nos últimos anos. Todavia, para os que se depararam pela primeira vez com ele, saibam que vale a pena descobrir quem é essa figura, especialmente com a Seleção Brasileira de basquete disputando os Jogos Olímpicos.
Dito isso, leia o texto a seguir para conhecer um pouco da biografia de Lucas e a sua relevância no basquete brasileiro. Além disso, veja os números do atleta no torneio olímpico.
O início de Lucas Dias no basquete
Lucas Dias Silva nasceu na cidade de Bauru, em 1995.
O seu início no mundo do basquete foi com apenas oito anos . Na ocasião, seu irmão o levou para uma escola da modalidade e o seu interesse pela modalidade cresceu com o passar do tempo.
Dessa forma, começou a jogar em torneios e juniores e teve destaque pela LDB, a Liga de Desenvolvimento de Basquete, jogando pelo Pinheiros. No torneio que serve como categorias de base do NBB, se destacou bastante e, até hoje, é um dos principais nomes que passaram pela competição. O título no campeonato aconteceu em 2015, quando o Pinheiros venceu o Minas na final.
Aliás, vale destacar que Lucas é uma figura tão importante na competição que a sua imagem é usada como logo do torneio. Isso se tornou oficial em março deste ano.
A entrada no profissional
Os primeiros jogos que Lucas Dias teve como profissional de basquete foram na temporada 2011/12, no entanto, mal chegou a ter muitos minutos em quadra.
Esse cenário só iria se alterar após a conquista da LDB. A partir disso, sob o comando de César Guidetti, virou um dos principais nomes da equipe e um dos principais jovens jogadores do país. Não chegou a conquistar títulos, é verdade, mas até hoje está na memória do torcedor do clube.
Período no Paulistano
Após dois anos de Pinheiros, Lucas foi para a equipe do Paulistano em 2016 e entraria em um dos melhores momentos de sua carreira. Com um time jovem do Paulistano, teve duas temporadas de brilho junto com o jovem armador Yago Matheus. Ambos fizeram o Paulistano chegar a duas finais e, em 2017/18, conquistaram o título do NBB.
Vale destacar que o técnico do Paulistano na época era ninguém menos que Gustavo de Conti, atual treinador do Flamengo.
Perído em Franca
Já em 2018/19, o atleta começou sua carreira em Franca, que é justamente onde atua hoje em dia. Por lá, dizer que sua passagem foi bem-sucedida ainda assim não faria jus aos troféus que o ala-pivô conquistou.
Nesse ínterim, esteve presente na conquista de três títulos de NBB, uma Liga das Américas e uma Copa Intercontinental da FIBA. Somado a isso, foi eleito MVP da última edição do Campeonato Brasileiro.
Isso o coloca, sem dúvidas, como um dos grandes nomes da história do basquete francano.
Lucas Dias na Seleção Brasileira
Por fim, é preciso comentar que Lucas Dias também teve passagem na Seleção Brasileira durante sua trajetória profissional. O máximo que conquistou, por enquanto, foi uma medalha de prata na FIBA Americup.
No entanto, já disputou vários torneios importantes como a Copa do Mundo e a própria Olimpíada de 2024. Em duas partidas nos Jogos, Dias teve médias de apenas 6 pontos e 3,5 rebotes. Resta saber se contra o Japão estes números irão melhorar.