Pensar na seleção brasileira de futebol feminino é lembrar imediatamente de Marta. Afinal, a atacante foi eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, é rainha do carisma e arrebenta dentro de campo. No entanto, ela nem de longe é a única. Dentre as várias estrelas da equipe do Brasil, Jheniffer Cordinali também tem brilho próprio.
Alegria da nação corintiana, Jheniffer também é a atual camisa 9 do clube paulista. Nascida em 2001, a atacante começou no futsal, ainda jovem. E foi nesta categoria que ela estreou no Timão em 2016. Entretanto, no ano seguinte, ela passou para o futebol de campo, jogando nas categorias de base do Academia Tigre.
Em seguida, Jhe foi para o Audax até que, em 2019, o Internacional “descobriu” o talento de Cordinali. Foi em março daquele ano que a jovem estreou na equipe sênior principal do clube gaúcho. Logo em sua primeira participação na equipe, Jheniffer Cordinali entrou em campo no segundo tempo e marcou o quarto gol dos cinco que o Internacional fez em cima do adversário na Série A1 do Brasileirão.
O desempenho de Jhe em campo, contudo, foi rapidamente notado por outros times do país. Então, em 2021, a atacante deixou o futebol gaúcho e assinou com o Corinthians como promessa – e não decepcionou a torcida. Assim como no Internacional, Jheniffer já estreou no time paulista marcando gols.
A atacante terminou sua primeira temporada junto ao clube como uma das artilheiras da equipe, anotando 18 gols nos 35 jogos em que participou. Em 2022, após colocar toda a sua habilidade em campo, ela foi fundamental para a conquista do Brasileirão. Assim, Jheniffer ganhou uma vaga como titular no Timão, com quem tem contrato até o final de 2024.
Internacional
- Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino: 2019, 2020
Corinthians
- Campeonato Brasileiro: 2021, 2022, 2023
- Copa Libertadores da América: 2021 e 2023
- Campeonato Paulista: 2021 e 2023
- Copa Paulista: 2022
- Supercopa do Brasil: 2022, 2023 e 2024
Seleção Brasileira Sub-17
- Campeonato Sul-Americano feminino Sub-17: 2018
A chegada à seleção brasileira
Ainda nos tempos de Academia Tigre, Jheniffer Cordinali participou das seleções Sub-17 e Sub-20 do Brasil. Em setembro de 2023, o técnico Arthur Elias convocou a atacante para um período de treinamentos e, agora em 2024, Jhe estreou oficialmente na seleção. Assim, os Jogos de Paris são a primeira experiência olímpica da atleta.
Infelizmente, o torneio se complicou bastante para a equipe brasileira. A seleção de futebol feminino parecia imbatível na Olimpíada de Paris. Mas apenas parecia. Antes as primeiras do Grupo C, elas caíram para terceiro lugar após perderem de virada para o Japão.
Agora correndo o risco de não se classificarem para as quartas de final, elas precisam vencer a Espanha, líder do grupo, para avançar na competição. O aguardado confronto entre o Brasil de Marta e a Espanha de Alexia Putellas e Aitana Bonmatí acontece no dia 31 de julho.
Todos os jogos e eventos dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 são transmitidos ao vivo diretamente pelo próprio site do evento, o Olympics.com. Além disso, o canal de TV por assinatura e streaming SporTV, bem como a TV Globo também transmitem a partida. Por fim, os jogos e competições podem ser acompanhados online por meio da CazéTV.