Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » História do Esqui Cross-Country: Conheça a origem desse esporte Olímpico

História do Esqui Cross-Country: Conheça a origem desse esporte Olímpico

Publicado em:

Última atualização:

Quando pensamos em esportes na neve, muitas vezes nossa mente vai para o snowboard ou o famoso esqui alpino. Porém, o esqui Cross-Country é uma das outras modalidades de esportes na neve que existem e que inclusive está presente nos Jogos Olímpicos. Para acompanhar o esporte no ano olímpico sem nenhuma dúvida, é importante entender um pouco mais da história do Esqui Cross-Country e suas regras.

Ele também é conhecido como maratona na neve e é um esporte praticado tanto por atletas profissionais como iniciantes. Porém, vale notar que é preciso ter resistência e treinamento para aguentar as travessias que esse esporte propõe. Entenda a seguir qual a origem do cross country.

História do Esqui Cross-Country

No ano de 1767, um general militar chamado Schack Carl Rantzau criou quatro competições de esqui para os militares. Dentre uma delas estava presente um desafio com 2,5km em terreno plano para ser completado em menos de 15 minutos. Acredita-se que essa travessia deu então origem ao modelo moderno do Esqui Cross-Country de hoje.

Após isso, várias competições de grandes distâncias começaram a ser disputadas nos países da Noruega e Finlândia. No entanto, a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos só aconteceu em 1924, muitas décadas após suas origens.

A estreia da modalidade foi especificamente nos Jogos Olímpicos de Inverno daquele ano, em Chamonix, na França. Na época, a modalidade estava dentro do que chamavam Ski Nórdico. Além disso, era acompanhada de outras como Combinado Nórdico, Ski Jumping e a modalidade “Patrulha Militar”, que foi a precursora do Biathlon.

Como é praticado o esporte Esqui Cross-Country?

Essa modalidade conta com duas disciplinas diferentes, sendo assim elas funcionam da seguinte maneira:

  • Distance (DI): Essa é uma prova de longa distância, onde os atletas precisam percorrer 2 a 50 km com subidas e descidas. Além disso, as provas possuem diferentes tipos de largadas. Os atletas competiam contra o relógio ou entre si;
  • Sprint (SP): Essa prova é de curta distância, onde os atletas precisam percorrer circuitos de 2 km. Durante a etapa classificatória, os esquiadores competem contra o tempo e só os 30 melhores avançam para as próximas fases. Porém, nas finais, os atletas classificados competem em baterias eliminatórias com seis atletas. Os dois primeiros de cada bateria e os dois melhores tempos vão avançando de fase até determinar um vencedor.

Além disso, vale entender que os atletas precisam percorrer os caminhos usando duas técnicas específicas. Na história do Esqui Cross-Country, conhecemos as duas técnicas que são a clássica e o skating.

Na clássica, o atleta desliza pela neve com esquis paralelos, em um movimento parecido com uma caminhada. Já na skating, ela é mais complexa e veloz, o atleta vai empurrando o esqui para fora e para trás, em um ângulo de aproximadamente 45 graus.

Como funciona o Cross-Country nas Olimpíadas?

Já nas Olimpíadas, as regras para o Cross-Country diferem um pouco dos torneios regionais. Durante os Jogos, temos dois tipos de técnicas: a clássica e a livre. Na clássica, temos a movimentação paralela novamente, em que os esquiadores se movem para frente e para trás.

Porém, no método livre, os esquiadores são muito mais rápidos e movimentam os seus pés para um lado e para o outro. É um jeito bem mais parecido com a patinação no gelo. Além disso, os atletas passam pelo skiathlon, que exige ambas as técnicas sendo usadas.

No evento masculino do skiathlon, eles percorrem 30 km, sendo 15 km para duas seções. Já no feminino, temos um total de 15 km, com duas seções de 7,5 km. Porém, tanto no feminino quanto no masculino, os atletas precisam alternar as técnicas entre as seções.

Além disso, vale notar que essa prova tem largada em massa, então todos os esquiadores começam ao mesmo tempo. Por fim, agora você já sabe a história do Esqui Cross-Country e pode acompanhar de perto esse esporte na neve durante os Jogos Olímpicos de 2024.