Sendo uma das melhores atletas para se observar nas Olimpíadas, a carreira de Fátima Diame é de quebra de recordes. De nascença espanhola, a esportista se tornou campeã nacional com apenas 17 anos. Ganhando a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Atletismo Indoor em 2024, ela é uma das favoritas para assumir o pódio na modalidade de salto em distância e triplo.
Começando sua carreira em 2013, Diame já levantou dois ouros para a Espanha, um no torneio Mediterrâneo Sub-23 e outro no Ibero-Americano. Seu maior recorde até então é o salto em 2018. Na Tarragona, a esportista conseguiu pular cerca de 6,68 metros (+1,9 m/s). Na época, alcançou o bronze e atraiu os olhares da mídia esportiva.
Quer saber mais sobre a carreira de Fátima Diame e entender por que é importante estar de olho nela nos Jogos Olímpicos de Paris 2024? Acompanhe a leitura do artigo.
A carreira de Fátima Diame
Nascida em 1996, a atleta Fátima Diame fez sua estreia oficialmente no salto em distância no ano de 2013. Competindo no torneio Mundial Juvenil em Donetsk, a jovem espanhola ficou na 13ª posição do evento. Ainda assim, a ginasta buscou se aperfeiçoar. Logo dois anos após sua estreia alcançou seu primeiro pódio, conquistando o bronze no Europeu Júnior.
Desde então, a esportista vem acumulando sucessos na categoria, tendo seu ponto mais alto na participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio no verão de 2021. Ainda assim, Diame não performou como esperado e ficou na 21ª posição do torneio.
Vale destacar que até aqui são 20 participações em competições e cinco pódios alcançados. Seus principais prêmios, dada a relevância, são a medalha de ouro no Campeonato Espanhol Indoor e o recente bronze no Mundial 2024 de Glasgow.
Retrospecto da espanhola na modalidade
Como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, além de saber mais sobre a carreira de Fátima Diame, é interessante ver o retrospecto da modalidade no evento em Tóquio. Embora a espanhola tenha conquistado uma posição ruim para sua seleção, ela vem performando em alto nível para chegar bem na França.
Como estatística geral da atleta, seu salto no país asiático foi fora do padrão, alcançando 6,32 metros. Na média, a esportista desempenha até 30 centímetros mais distante. Nos torneios de 2024, seus pulos tiveram dados de 6,78 e 6,69 metros.
Seu recorde em distância até então é de 6,82 metros, no campeonato mundial de Budapeste, na Hungria. Ainda assim, Fátima Diame ficou longe do pódio e amargou a sexta posição do torneio. Vale destacar que a esportista nunca alcançou o índice olímpico de 6,86 metros para se classificar diretamente para os Jogos.
Até aqui, o Brasil tem duas representantes que irão competir com a espanhola. São as atletas Eliane Martins e Lissandra Campos, que conquistaram a vaga através do ranking mundial da modalidade.
A principal favorita ao ouro na categoria para Paris 2024 é a alemã Malaika Mihambo, que é a atual campeã olímpica e duas vezes campeã mundial (2019 e 2022).