A Ucrânia é um dos países que conseguiu se classificar para o torneio de futebol masculino na Olimpíada de 2024. Embora não seja cotado como um dos favoritos para vencer o torneio, o time tem atletas de qualidade e pode surpreender. Vale ressaltar que as convocações feitas por todos os países precisam ter somente atletas sub-23 no elenco, exceção feita a três nomes que podem passar da idade. Mas afinal, quais são os jogadores da Ucrânia convocados para Paris?
Caso você queira saber sobre esse assunto, leia o texto a seguir para entender melhor. Além disso, confira como será a disputa do futebol na Olimpíada de 2024.
Os convocados da Ucrânia
Ao todo, são 18 jogadores em cada elenco da competição. No caso dos ucranianos, os nomes convocados são estes abaixo:
- Goleiros: Kiril Fesyun (Shakhtar Donetsk-UKR) e Heorhiy Yermakov (Oleksandriya-UKR);
- Defensores: Maksym Talovierov (LASK Linz-AUT), Oleksiy Sych (Rukh Lviv-UKR), Volodymyr Salyuk (Chornomorets Odesa-UKR), Arseniy Batahov (Zorya Luhansk-UKR), Illia Krupskyi (Vorskla Poltava-UKR) e Oleksandr Martynyuk (Oleksandriya-UKR);
- Meio-campistas: Maksym Khlan (Lechia Gdansk-POL), Vladyslav Veleten (Kolos Kovalivka-UKR), Oleh Fedor (Rukh Lviv-UKR), Dmytro Kryskiv (Shakhtar Donetsk-UKR), Valentyn Rubchynskyi (Dynamo Kyiv-UKR), Oleh Ocheretko (Shakhtar Donetsk-UKR), Mykola Mykhailenko (Dynamo Kyiv-UKR) e Maksym Bragaru (Dynamo Kyiv-UKR);
- Atacantes: Danylo Sikan (Shakhtar Donetsk-UKR) e Ihor Krasnopir (Rukh Lviv-UKR).
O técnico da equipe é Ruslan Rotan, ex-jogador do Dínamo de Kiev que atuava como meia. Ele, aliás, chegou a treinar a seleção principal no início do ano como comandante interino.
Além disso, é preciso mencionar que a Ucrânia conseguiu classificação através do Campeonato Europeu sub-21 da UEFA em 2023. Na ocasião, ela parou nas semifinais do evento.
Os times que irão participar do torneio
Além da Ucrânia, outras 15 equipes estão presentes na competição. São elas:
- França;
- Estados Unidos;
- República Dominicana;
- Espanha;
- Israel;
- Marrocos;
- Egito;
- Mali;
- Nova Zelândia;
- Paraguai;
- Argentina;
- Japão;
- Uzbequistão;
- Iraque;
- Guiné
É válido apontar que o atual bicampeão do evento, a Seleção Brasileira, não conseguiu classificação e parou no meio do caminho do Pré-Olímpico da Conmebol em 2024. Dessa forma, teremos um novo campeão após oito anos.
O regulamento do evento
O modo como o torneio é feito é similar à Copa do Mundo. Os 16 times são distribuídos em quatro grupos de quatro. Dessa forma, os dois primeiros colocados avançam para a próxima fase.
A partir disso, na segunda parte do evento, as equipes que passarem se enfrentarão em um sistema de mata-mata, no qual o melhor colocado de um grupo enfrenta o segundo melhor do grupo adjacente. Com isso, teremos a semifinal e a final definidas pelo chaveamento.
As primeiras partidas ocorreram na última quarta (24) e a decisão será feita no dia 9 de agosto em Paris, no Parque dos Príncipes.
Começo ruim para os convocados da Ucrânia
A Ucrânia está no grupo C do torneio, portanto, irá cruzar caminhos ainda com Argentina e Marrocos. No entanto, terá uma vida dura já que perdeu o seu primeiro duelo para o time do Iraque por 2 a 1. Sendo assim, precisará vencer pelo menos uma das duas partidas para se classificar, além de ter de torcer para uma combinação de resultados nos outros duelos.