Apesar de jovem, Darlan Souza vem conquistando espaço não só na Seleção Brasileira, bem como no coração dos torcedores. O atleta está disputando os Jogos Olímpicos, sendo uma das principais peças do elenco de vôlei masculino da Seleção Brasileira. Mesmo com uma breve carreira, ele já acumula algumas conquistas e tem visado as premiações olímpicas para manter sua crescente no esporte. Confira, então, um resumo da carreira dele!
Carreira de Darlan Souza
Darlan Souza nasceu em 24 de junho de 2002, no Rio de Janeiro. Desde jovem, ele demonstrou talento para o vôlei, combinando força física com uma mente estratégica. Assim, a jornada de Darlan no esporte começou quando ele se ingressou na categoria de base do Fluminense, um dos principais clubes do Brasil. Em 2017, então, o oposto viajou para São Paulo, onde se juntou ao Sesi-Bauru em 2018, logo sendo promovido ao time principal. Posteriormente, em 2019, ele fez também a sua estreia pela Seleção Brasileira de Vôlei Juvenil.
Entretanto, foi mesmo no ano de 2021 que Darlan Souza teve a chave virada em sua carreira. Isso porque, ele foi convocado para a seleção principal, já disputando o Campeonato Sul-Americano e a Liga das Nações. O jogador, então, venceu o ouro no torneio continental e substituiu o irmão Alan Souza no mundial. Depois, em 2022, disputou também o Campeonato Mundial de Vôlei, tendo levado a medalha de bronze após derrotar a Eslovênia por três sets a um. Recentemente, já em 2024, ele foi campeão e Melhor Jogador da Superliga Masculina com o Bauru.
Estilo de jogo
O estilo de jogo de Darlan Souza é caracterizado por uma combinação de potência, precisão e inteligência tática. Por exemplo, o atleta possui um salto vertical impactante que gera imensa potência, tornando difícil para os adversários bloquearem ou defenderem seus ataques. Além disso, possui o saque como uma arma crucial, combinando velocidade e precisão.
Aliás, vale destacar que, por ser fã do anime/mangá “Naruto”, Darlan Souza tem um ritual antes dos seus saques. Cada vez que ele se vai fazer o movimento de ataque, ele se prepara com o “jutsu bola de fogo”, o que leva o público ao delírio. Além disso, ele também é fã de Haikyuu, produção do mesmo gênero que tem o vôlei como tema.
Defensivamente falando, então, a capacidade de Darlan Souza em antecipar jogadas, além de reflexos rápidos, faz com que ele seja uma presença incômoda na rede e no fundo da quadra. A versatilidade dele em quadra também é muito importante e notável mesmo com 1,92 metros de altura e mais de 100 quilos.
Jogos Olímpicos
Atualmente, Darlan Souza está com a Seleção Brasileira na disputa dos Jogos Olímpicos de 2024. O atleta já estreou na competição com a amarelinha, mas acabou perdendo para a Itália. A partida, que aconteceu no último dia 27 de julho, terminou com uma derrota por três sets a zero para o Brasil. Entretanto, apesar da derrota, o atleta acabou tendo grande destaque. Darlan anotou 25 pontos para o Brasil, iniciando muito bem sua trajetória em Jogos Olímpicos.