As provas de triatlo na Olimpíada de Paris foram cheias de polêmicas e complicações. Afinal, o Rio Sena, local onde os atletas tinham que nadar para vencer as etapas, estava em más condições e prejudicou muito a performance dos competidores. No entanto, aqueles que conseguiram se sobressair em meio a esse caos obtiveram uma baita conquista nas mãos. E uma dessas figuras é a francesa Cassandra Beaugrand, triatleta da França que ficou com a medalha de ouro.
Leia o texto a seguir para saber mais sobre Cassandra e a sua performance. Além disso, confira um pouco da sua biografia no esporte antes dela chegar ao topo do pódio no torneio olímpico.
O início de Cassandra Beaugrand
Cassandra Beaugrand nasceu na cidade de Livry-Gargan, na França, em 1997. A atleta iniciou na modalidade logo cedo. De 2006 a 2011, ela representou o seu clube local no triatlo e, inclusive, era treinada pelo seu pai, Laure Guillevin.
A partir daí, disputou diversos torneios juniores como o Campeonato Europeu Júnior e a Copa Europeia. Nesse ínterim, teve excelentes resultados, chegando até a ser convocada pela Seleção da França em 2014, quando ganhou uma medalha de bronze no Mundial de Triatlo em Hamburgo. Além disso, em 2015, ficou em segundo lugar do Campeonato Mundial Júnior em Edmonton.
Cassandra também foi medalhista de bronze no Torneio de Gold Coast sub-23 em 2018, algo que demonstrou o potencial que tinha pela frente.
Ascensão na carreira
Mesmo em seu período como júnior, deu para perceber que Beaugrand já participava de torneios em categorias maiores. Dessa forma, não à toa, a França a tinha como a grande esperança da modalidade no futuro.
Felizmente para os franceses, em 2018, ela mostrou que estavam certos em apostar no seu talento. Na edição daquele ano da Super League Triathlon, que reúne os melhores triatletas do mundo, Cassandra terminou em terceiro no geral, algo incrível para sua idade. Somado a isso, foi uma das melhores na categoria de natação, o seu ponto mais forte.
Nos próximos anos, apenas melhoraria na competição e três outras medalhas vieram junto, duas delas de ouro em Londres 2022 no Triple Mix e na Arena Games Triathlon.
Participações de Cassandra Beaugrand em olimpíadas
No que se refere a Jogos Olímpicos, os resultados da atleta não deixam de ser menos impressionantes. Na Prova de Revezamento Misto, conseguiu o maior título de sua carreira até então ao ganhar o bronze na edição de 2020, em Tóquio.
Todavia, na Olimpíada de 2024, ela chegaria ao auge como atleta profissional. Em uma prova caótica e que teve vários contratempos, conseguiu chegar na frente da classificação geral com um tempo de 1h54min55s. A suiça Julie Derron e a britânica Beth Porter completaram o pódio em segundo e terceiro, respectivamente.
Vale destacar que na prova competiram também as brasileiras Djenyfer Arnold e Vittoria Lopes.
Onde assistir aos Jogos?
Para você que tem interesse em assistir provas da Olimpíada de Paris ao vivo, confira uma das plataformas de transmissão do torneio. São elas:
- Rede Globo e canais da emissora;
- Cazé TV;
- Olympics.com.
Lembrando que os Jogos irão ser realizados até o dia 11 de agosto.