Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça alguns dos atletas brasileiros paralímpicos que são medalhistas internacionais

Conheça alguns dos atletas brasileiros paralímpicos que são medalhistas internacionais

Publicado em:

Última atualização:

O Brasil é um dos países mais tradicionais em esportes paralímpicos do mundo. Possuímos diversos atletas paralímpicos brasileiros medalhistas em várias modalidades. Para se ter uma ideia, na última edição das Paralimpíadas em 2020, em Tóquio, o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) terminou na sétima colocação geral. E isso não é algo ocasional, há várias edições do evento em que o cenário é o mesmo, com o país dentro dos dez principais.

Dito isso, leia a seguir o texto para descobrir mais sobre esse cenário e veja alguns nomes do Brasil que deixaram sua marca nesses eventos ao longo da história.

O Brasil nas Paralímpiadas

Em uma comparação dos esportes olímpicos com os paralímpicos no país, é possível afirmar que o CPB acabou virando uma potência antes mesmo que o COB (Comitê Olímpico Brasileiro).

Os primeiros atletas paralímpicos brasileiros medalhistas em uma Paralimpíada foram a dupla Luiz Carlos da Costa e Sampaio de Almeida. Eles ganharam prata no Lawn Bols, que é semelhante à bocha, na edição dos Jogos em 1976. A partir disso, em praticamente todos os outros torneios o Brasil ocupou o pódio, com exceção da edição de Arnhem, em 1980.

Ademais, é preciso apontar que, desde as Paralimpíadas de 2008, terminamos sempre entre os dez primeiros colocados. Isso não é à toa, afinal houve um forte investimento na criação de um Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo nesse ínterim.

Atletas paralímpicos brasileiros medalistas

Como dito antes, existem diversos esportistas brasileiros que são sempre aguardados em evento paralímpicos. Sendo assim, vamos citar alguns dos nomes principais:

Daniel Dias

O primeiro atleta paralímpico brasileiro medalhista que vem à cabeça de muitos é o nadador Daniel Dias. O paulista conquistou 14 medalhas de ouro em Paralimpíadas, e 27 no total. Além disso, vale destacar que ele possui 31 medalhas douradas em mundiais (40 ao total) de natação e já ganhou três vezes o Prêmio Laureus.

Carol Santiago

Outra atleta paralímpica brasileira medalhista que fez bastante sucesso recentemente é Carol Santiago que, aliás, também compete na natação. Carol levou 3 ouros nas Paralimpíadas em 2020, sua primeira participação nesse evento, e possui várias medalhas em mundiais, sendo uma presença constante no pódio na modalidade S12.

Petrúcio Ferreira

Apelidado de “Bolt das Paralimpíadas”, Petrúcio possui cinco medalhas: 2 de ouro, 2 de prata e 1 de bronze. Ademais, o atleta paralímpico brasileiro medalhista é tetracampeão de atletismo T47 e possui o recorde mundial na modalidade 100 metros rasos. Atualmente com 27 anos, pode adicionar ainda mais medalhas à sua galeria nos próximos anos.

Outros atletas paralímpicos brasileiros medalhistas

Além dos 3 nomes citados, é possível destacar outras figuras como:

  • Evelyn Oliveira (bocha);
  • Lorena Spoladore (salto em distância);
  • Lucas Prado (corrida);
  • Raíssa Machado (lançamento de dardo);
  • Rayane Soares (corrida).

Pesperctivas para Paris

O Brasil é novamente um dos grandes candidatos a ficar entre o top 10 dessa edição. O país irá levar mais de 100 atletas ao torneio e, ademais, pode até melhorar a performance que teve em 2020. Resta agora esperar as Paralimpíadas começarem no dia 28 de agosto.