Início » Futebol » História do Clube Atlético Mineiro: títulos, glórias e ídolos do Galo

História do Clube Atlético Mineiro: títulos, glórias e ídolos do Galo

Publicado em:

Última atualização:

Sendo um dos clubes de maior tradição do Brasil e também um dos mais conhecidos, a história do Clube Atlético Mineiro é repleta de acontecimentos marcantes, taças e ídolos. Desde a conquista da tríplice coroa nacional em 2021, o Galo tem entrado na lista de principais favoritos em todos os campeonatos que disputa.

Feito de milagres, curiosidades icônicas, muita fé, paixão e fervor, o time de Minas Gerais é o atual campeão mineiro e também o detentor do maior número de títulos estaduais. O clube que abriu recentemente seu novo estádio, a Arena MRV, já ultrapassa os cem anos de existência e é uma das maiores potências nacionais pela disputa por conquistas continentais.

Quer saber mais sobre o time que hoje tem um dos melhores elencos do Brasil? Conheça aqui toda a história do Clube Atlético Mineiro. Passe por momentos marcantes como a conquista de taças, goleadas em clássicos e momentos inesquecíveis que só o time que nunca desiste conhece. 

Os primeiros anos de história do Clube Atlético Mineiro

Com um dos times mais populares de Minas Gerais e também sempre estando com as melhores médias de públicos presentes no estádio, a história do Clube Atlético Mineiro começa em 25 de março de 1908. 

Fundado por estudantes na capital mineira, sua primeira partida oficial foi um ano após o nascimento do clube, no qual saiu vencedor por 3 a 0 do Sport Club Foot-ball. Desde então a equipe já mostrava seu potencial para competir por títulos e conquistar fama por todo o Brasil.

Posteriormente, a liga mineira de esportes estruturou sua primeira competição oficial em 1914, chamada Taça Brandão. O Galo saiu como vencedor e consagrou seus primeiros passos de sucesso.

Em 1915, com a criação do campeonato mineiro, o Atlético Mineiro começou a criar suas primeiras rivalidades. Após conquistar o título no primeiro ano de estadual, o América-MG instaurou uma hegemonia em Minas ganhando dez torneios de forma consecutiva. Desde então, o clássico das multidões se tornou o protagonista dos holofotes.

Foi somente com a trinca poderosa de ataques de Said, Mário Castro e Jairo que os mineiros voltaram a se destacar no torneio. Com a junção de atletas de grande talento, fora o popular “trio maldito”, o Galo venceu os estaduais de 1926, 1927, 1931 e 1932. 

Por consequência, os primeiros ídolos do clube já começavam a tomar forma e chamar atenção para essa que seria uma das mais famosas equipes do Brasil. 

Para muitos torcedores, os anos de 40 e 50 foram os mais vitoriosos da história do Clube Atlético Mineiro. Em 20 anos, o time de Belo Horizonte conquistou 12 estaduais e um título europeu. É com esse prêmio que a equipe também passou a ser conhecida como “campeão do gelo”.

O primeiro campeão brasileiro

Com passagens históricas pelo Brasil e pelo mundo, chegando até mesmo a vencer a Seleção Brasileira em 1968, a história do Clube Atlético Mineiro ganhava mais um capítulo de glória. 

Em 1971, com vitórias sobre São Paulo e Botafogo, o Galo transformou o país em preto e branco e se tornou o primeiro vencedor do Campeonato Brasileiro. Com elenco de peso, o clube mineiro desbancou favoritos como o Santos de Pelé e o Corinthians de Rivelino. O técnico Telê Santana e o atacante Dario foram os principais nomes do título.

Bicampeão da Copa Conmebol

Indo para os anos 90, a história do Clube Atlético Mineiro já mostrava ser de busca por títulos inéditos. Em 1992, o Galo se consagrou como primeiro campeão da Copa CONMEBOL ao bater o Olimpia do Paraguai por 2 a 1. 

Na mesma década, o time mineiro ainda conseguiu seu bicampeonato em 97 no torneio. Em cima do Lanús, na Argentina, e aplicando uma goleada histórica, Paulo Roberto Prestes, capitão e lateral direito da equipe, colocou seu nome nas páginas de glória do time preto e branco.

A campanha gloriosa de 2013 marca a história do Clube Atlético Mineiro

Com Ronaldinho Gaúcho, Bernard e Jô, a história do clube ganha seu momento mais marcante de todos. A conquista da Libertadores em 2013 se consagrou como uma das maiores campanhas que um clube já fez no torneio continental.

Sendo repleta de momentos marcantes como os pênaltis defendidos pelo goleiro Victor, as viradas históricas e o apoio da torcida com o famoso “Eu acredito”, o Galão da Massa venceu o campeonato nos pênaltis contra o Olimpia. Para muitos torcedores, 2013 foi o ano mais mágico do clube.

A conquista da Copa do Brasil em cima do maior rival

Após o ano mágico, a história do Galo ganhava também um capítulo emblemático para a torcida. Jogando contra seu maior rival na final da Copa do Brasil, o Atlético não deixou o Cruzeiro respirar nas duas partidas disputadas. 

Com gols de Diego Tardelli, Luan e Dátolo, o time venceu os dois confrontos e conquistou pela primeira vez a competição nacional.

A Tríplice Coroa nacional

Após bater na trave diversas vezes na conquista do Campeonato Brasileiro de pontos corridos, a história do Clube Atlético Mineiro ganhou novos momentos marcantes em 2021. Com um planejamento impecável, o time de Hulk e companhia quebrou o jejum de décadas da equipe e conquistou pela terceira vez em sua história o título nacional.

Com uma das melhores campanhas já feitas, o galo somou 26 vitórias, seis empates e seis derrotas, acumulando 84 pontos. Fora isso, o time comandado por Cuca também ganhou a Copa do Brasil em cima do Athletico Paranaense e o estadual contra o América-MG.

Jogadores icônicos da história do Clube Atlético Mineiro

Sendo um dos maiores times do Brasil, é claro que a história do Clube Atlético Mineiro teve a passagem de jogadores que marcaram o futebol no país. Desde atletas que foram essenciais para conquistas da Copa do Mundo, como Taffarel e Ronaldinho Gaúcho, até aqueles que criaram uma enorme identificação com a torcida, como Bernard, Hulk e Jô.

Dessa forma, diversas enquetes e pesquisas mostram que o principal ídolo do Galo é Reinaldo, que é o maior artilheiro da história equipe, com 255 Gols. Além disso, o atleta aparece liderando as estatísticas de bolas na rede no Mineirão, antiga arena do clube, com 157. Ele também é o esportista com melhor média de gols no brasileirão desde 1977.

Vale destacar que ele foi revelado pelas categorias de base do alvinegro mineiro. Sua trajetória no clube começou em 1971, no qual estreou profissionalmente em 1973, aos 16 anos. Tendo a marca registrada a comemoração de punho cerrado, muito talento e gols, o atleta passou a ser chamado de “Rei” pela torcida, arrastando multidão de fãs. É importante ressaltar que o atacante festejou a conquista de oito campeonatos mineiros (1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983 e 1985).

Fora ele, outros que aparecem na lista de jogadores icônicos da história do Clube Atlético Mineiro são:

  1. Ronaldinho Gaúcho
  2. Hulk
  3. Toninho Cerezo
  4. Éder Aleixo
  5. Victor
  6. Dadá Maravilha
  7. João Leite
  8. Luizinho
  9. Marques
  10. Luan Maluquinho

Principais técnicos

Fora dos gramados, diferentes técnicos e dirigentes passaram na história do Clube Atlético Mineiro marcaram época com a equipe. Entre eles, Barbatana foi o comandante que teve grande participação em momentos históricos da equipe, como no título do Campeonato Mineiro de 1976 e também no vice-campeonato brasileiro de 1977, aparecendo na quarta posição de treinadores com maior número de jogos (227 partidas).

É válido destacar nomes do século atual, como Cuca, que conquistou todos os títulos com a equipe, e também Levir Culpi, que conta com cinco passagens na Cidade do Galo. Entre seus triunfos, é importante ressaltar a subida para a série A em 2006, a Copa do Brasil em cima do maior rival Cruzeiro e a Recopa Sul-americana em 2014.

Para torcedores atuais, Jorge Sampaoli também aparece como uma figura importante pela montagem do elenco vencedor de 2021, que contou com a chegada de Hulk, Keno, Everson e outros nomes. Atualmente, é Gabriel Milito quem está no comando do Galo.

Todos os títulos da história do clube atlético mineiro

Com uma vasta coleção de taças, a história dos Campeões do Gelo parece ser de um futuro dominante pelos próximos anos. Com hegemonia em seu estado, vencendo todos os estaduais desde 2020 e com um elenco consistente, o Galo tem tudo para continuar alcançando mais feitos para sua torcida.

Confira a seguir alguns dos principais títulos conquistados pelo time:

  • Estaduais: 49 
  • Brasileirão: 3 (1937, 1971 e 2021)
  • Copa do Brasil: 2 (2014 e 2021)
  • Libertadores: 1 (2013)
  • Supercopa do Brasil: 1 (2022)
  • Copa dos Campeões do Brasil: 1 (1978)
  • Copa Conmebol: 2 (1992 e 1997)
  • Recopa Sul-Americana: 1 (2014)