Início » Basquete » NBA » Conheça o pivô da seleção da Alemanha e do Orlando Magic Moritz Wagner

Conheça o pivô da seleção da Alemanha e do Orlando Magic Moritz Wagner

Publicado em:

Última atualização:

A Alemanha é a atual campeã do mundo no basquete. O elenco do país europeu conta com diversos jogadores que vem se destacando na NBA. Um deles é Moritz Wagner, pivô do Orlando Magic que está na liga desde 2018.

Até aqui, sua melhor partida foi contra o Japão de Rui Hachimura no qual o jogador conseguiu 15 pontos, cinco rebotes e três assistências. Contra o Brasil de Bruno Caboclo e a França de Victor Wembayama, pivô teve médias de oito pontos, 3,5 rebotes e duas assistências.

Ao lado de seu irmão Franz e do atual MVP da Copa do Mundo Dennis Schröder, o plantel comandado por Gordon Herbert ficou na primeira colocação de seu grupo. Eles venceram todos os jogos que disputaram, todos por ao menos 13 pontos de diferença. Eles agora enfrentarão a Grécia de Giannis Antetokounmpo nas quartas de final.

Tendo todos os olhos do mundo nos Jogos de Paris, muitos telespectadores tem procurado saber mais sobre a seleção da Alemanha e porque eles aparecem tão fortes nos torneios internacionais. Com uma equipe montada em sua maioria por grandes atletas da NBA, entender sobre Moritz Wagner é fundamental para compreender o sucesso do time como um todo.

Quer saber mais sobre o pivô que foi selecionado como a 25ª escolha do Draft de 2018 e que joga ao lado de seu irmão pelo Orlando Magic? Acompanhe a leitura do artigo para ver seu perfil, estatísticas e trajetória profissional.

A carreira de Moritz Wagner: veja seu perfil e estatísticas

O alemão Moritz Wagner começou a chamar atenção do mundo pelo seu talento e entendimento de quadra ainda no ensino médio. O jogador começou sua trajetória no basquete pelas categorias de base Alba Berlin. Enquanto atuava em seu país, o jogador foi campeão da Bundesliga sub-19 e também jogou no profissional da equipe. O feito aconteceu entre os anos de 2013 a 2015.

Com muitos olhares para o atleta, as universidades dos Estados Unidos o procuraram para saber se ele tinha interesse em atuar pelos seus times. Foi o treinador John Beilein que o convenceu a se mudar para o outro lado do mundo e defender a Universidade de Michigan. Para muitos, a escolha foi um passo atrás na carreira do pivô, que recusou ofertas para jogar profissionalmente na Europa.

No plantel que disputava a NCAA, o jogador atuou por três anos. Contabilizando 107 jogos, suas médias foram de 9.8 pontos, 4.3 rebotes e 0.8 assistências, além de 0.7 roubos de bola. Em 2018, Moritz Wagner decide contratar um agente para que pudesse se inscrever na NBA e jogar na liga profissional americana. 

Da mesma geração de Luka Dončić, Trae Young, Shai Gilgeous-Alexander e Jalen Brunson, o pivô alemão foi escolhido para atuar no Los Angeles Lakers. Por lá, ele assinou um contrato de 4 anos e US$9.8 milhões. Entretanto, seus primeiros anos na liga não foram fáceis, já que sofria muito por lesões no joelho e tornozelo esquerdo.

Em seus seis anos de NBA, Moritz Wagner já atuou por quatro franquias. Além da que o escolheu, o alemão já vestiu a camisa dos Wizards e do Boston Celtics. Desde 2021 o pivô defende o Orlando Magic. Na equipe de Paolo Banchero, o jogador tem participado efetivamente em quadra, com médias de 10,2 pontos e 4,2 rebotes.