Início » Basquete » NBA » Conheça o ala armador da seleção do Canadá e do Toronto Raptors RJ Barrett

Conheça o ala armador da seleção do Canadá e do Toronto Raptors RJ Barrett

Publicado em:

Última atualização:

Embora sua carreira na NBA não tenha se firmado até aqui, RJ Barrett, ala-armador do Toronto Raptors, tem tudo para evoluir na franquia do Canadá. O jogador foi trocado do Knicks para os Raptors, em negociação que mandou OG Anunoby, Precious Achiuwa e Malachi Flynn para a equipe de Nova York.

Vale destacar que o atleta é um dos mais talentosos de sua geração, tendo sido a terceira escolha do Draft de 2019 que tinha estrelas como: Zion Williamson e Ja Morant, além de Jordan Poole e do brasileiro Didi Louzada

Com 24 anos, ele tem sido a maior estrela de sua seleção nos Jogos de Paris. Para melhor noção, em sua estreia nas Olimpíadas 2024, na vitória contra a Grécia, ele marcou 23 pontos e foi o cestinha de sua equipe. Fora isso, ele também teve 8 de 13 arremessos acertados e jogou por 32 minutos. 

O Canadá terminou em primeiro lugar no grupo A, vencendo também a Austrália e a Espanha e é um dos favoritos para estar no pódio. Embora tenha uma coletânea de grandes nomes em quadra, como Shai Gilgeous-Alexander, Andrew Nembhard, Jamal Murray, Lu Dort e Dillon Brooks, é RJ Barrett que tem roubado todo o destaque para si.

Dessa forma, muitas pessoas tem procurado saber mais sobre o ala-armador que já conta com cinco temporadas de NBA. Quer entender a carreira do atleta, seu perfil, trajetória profissional e estatísticas? Acompanhe o texto a seguir.

A carreira profissional de RJ Barrett: a sensação do Canadá

Sendo um dos jogadores mais talentosos de sua classe no Canadá, RJ Barrett chamava a atenção do público já no ensino médio devido as suas habilidades e noção de jogo. Para melhor noção, enquanto ainda frequentava a Escola Secundária St. Marcellinus, o atleta nascido em Toronto foi listado como o principal prospecto canadense da geração de 2019.

Sendo assim, várias faculdades já estavam de olho no atleta com a intenção de propor uma bolsa para o esportista. Algumas delas foram: Arizona,  Indiana, Kansas, Kentucky, Missouri, Oklahoma, Oregon, Texas, UCLA e USC. Escolhendo a universidade de Duke por conta do Coach K, logo em sua estreia o jogador marcou 34 pontos e pegou cinco rebotes.

Ele chamou a atenção de times da NBA logo em seu primeiro ano. Sendo assim, o atleta abdicou dos seus três anos de elegibilidade no basquete universitário e se candidatou ao Draft de 2019 da liga. O feito aconteceu após sua participação no campeonato do NCAA, no qual sua universidade caiu nas quartas de final.

Selecionado como terceira escolha geral pelo New York Knicks, RJ Barrett assinou um contrato de 35 milhões de dólares por quatro anos em sua temporada de calouro. Ele acabou ficando cinco anos na equipe que manda seus jogos no Madison Square Garden. No entanto, o esportista nunca conseguiu a estabilidade no time para cumprir seu papel como franchise player. Nas estatísticas gerais, foram médias de 18,1 pontos, 2,8 assistências e 5,3 rebotes.

Trocado recentemente para o Toronto Raptors, o atleta tem voltado a apresentar boas performances pela franquia do Canadá. Até o momento, suas médias pelos dinossauros foram de 21,8 pontos, 6,4 rebotes e 4,1 assistências em 32 partidas. Sendo assim, ele tem tudo para estar no quinteto titular da temporada 2024/2025, na qual a equipe vai voltar a buscar a classificação para os playoffs.