Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Saiba mais sobre Sun Yingsha, candidata ao ouro no Tênis de Mesa em Paris

Saiba mais sobre Sun Yingsha, candidata ao ouro no Tênis de Mesa em Paris

Publicado em:

Última atualização:

A mesatenista Sun Yingsha é a principal favorita a medalha de ouro feminina em Paris. Sem perder nenhum set na Olimpíada, ela já conquistou o ouro nas duplas mistas com Wang Chuqin. Agora, ela vai em busca de seu primeiro ouro no individual e em mais um título por equipes.

Veja a trajetória de Sun Yingsha no tênis de mesa, seus títulos, estatísticas e campanhas de destaque.

Sun Yingsha, a trajetória até o topo

A atleta de tênis de mesa da China segue uma longa tradição do país de excelência na modalidade. Aos 23 anos, ela já venceu inúmeros campeonatos do circuito da ITTF (International Table Tennis Federation) e também conquistou medalhas em Mundiais e outros torneios, como a própria Olimpíada.

A mesatenista de 23 anos é a número 1 do Ranking da ITTF desde fevereiro de 2022. A partir de então, ela não saiu mais do topo. Conquistando inúmeros títulos em seguida, Yingsha se tornou praticamente imbatível no circuito feminino, acumulando 13 títulos, incluindo um de Mundial, outro de Copa do Mundo e uma medalha de ouro nos Jogos Asiáticos.

Títulos e medalhas

Sun Yingsha possui uma extensa galeria de troféus e medalhas, apesar da curta carreira. Representando a China, ela conta com um total de 30 medalhas, incluindo as já conquistadas nessa Olimpíada. Dentre elas, são 26 ouros, seis pratas e um bronze. Confira a lista de medalhas da atleta representando seu país:

  • 3 medalhas em Jogos Olímpicos: 2 ouros (por equipes em 2020 e Duplas Mistas em 2024) e 1 prata (individual 2020);
  • 9 medalhas em Mundiais de Tênis de Mesa: 7 ouros, 1 prata e 1 bronze;
  • 4 medalhas em Copas do Mundo: 6 ouros e 1 prata;
  • 5 medalhas em Jogos Asiáticos: 5 ouros;
  • 6 medalhas em Campeonatos Asiáticos: 3 ouros e 3 pratas.

Além disso, a jogadora chinesa conta com mais 16 títulos em sua carreira internacional individual. O mais recente deles foi o WTT Champions de Chongqing, na China, quando venceu sua compatriota Wang Manyu por 4 a 3.

Jogos de Paris para Sun Yingsha

Em sua campanha nos Jogos Olímpicos de 2024, Yingsha já venceu uma medalha de ouro. Ela foi conquistada por ela e por Wang Chuqin nas duplas mistas. Os chineses venceram Ri Jong-sik e Kim Kum-yong, da Coreia do Norte, por 4 sets a 2.

Nesse meio tempo, Sun Yingsha começou sua campanha na chave individual. Como a primeira do ranking, ela foi a cabeça de chave número 1 do evento. Em primeiro lugar, enfrentou a brasileira Giulia Takahashi, irmã de Bruna Takahashi e estreante em Jogos Olímpicos, vencendo por 4 sets a 0.

A chinesa, assim que eliminou a brasileira, enfrentou Ni Xialian, de Luxemburgo, também vencendo sem muitas dificuldades. Em seguida, ela enfrentou a indiana Sreeja Akula nas oitavas de final. Apesar do jogo ter sido mais parelho nos primeiros sets, Yingsha também repetiu o placar de 4 a 0.

Nas quartas de final, a atleta da China venceu Cheng I-Ching de Taipé e na semifinal derrotou Hina Hayata, do Japão, ambos sem perder nenhum set novamente.

Por fim, ela enfrentará sua compatriota Cheng Meng pela medalha de ouro, no sábado (3), às 9h30 da manhã.

No momento que acabar a final, as duas voltam suas atenções para a chave por equipes, em que, ao lado de Wang Manyu, enfrentarão o Egito pela fase oitavas de final a partir do dia 5 de agosto.