O skate street é uma das competições mais recentes da Olimpíada. A modalidade que faz parte do cronograma do COI foi colocada nos Jogos em 2021 e, desde então, tem sido motivo de felicidade para os brasileiros, que brigam por medalhas. Além disso, também é uma ocasião que os fãs conseguem testemunhar algumas das manobras mais espetaculares do esporte. Em 2024, por exemplo, o japonês Yuto Horigome foi responsável por uma delas e ganhou o ouro.
Dito isso, leia o texto a seguir para conhecer um pouco mais sobre a estrela do skate do Japão. Além disso, confira alguns dos melhores resultados que ele teve na carreira até agora.
O começo de Yuto Horigome
Yuto Horigome nasceu na cidade de Tóquio em 1999. O atleta iniciou na modalidade ainda quando criança, mais especificamente quando era um bebê. Seu pai, Riota Horigome, o fez sentar em um skate antes que ele sequer entendesse o que era um.
Dessa forma, ao amadurecer, aquilo que era apenas diversão virou o grande instrumento de trabalho de Yuto. Aos 15 anos, passou a competir em torneios juniores dos Estados Unidos e ganhou visibilidade por lá. Seu estilo é plástico e, em questões técnicas, é o melhor que o Japão pode oferecer hoje no esporte.
A estreia de Yuto Horigome no mundo profissional ocorreu no Street League em 2017. Na ocasião, participou do torneio de Barcelona, que é um dos principais da temporada.
Rumo ao sucesso
Um ano após sua estreia, no Street League em 2018, Yuto Horigome deixou as suas primeiras marcas no cenário internacional. O japonês ganhou bronze em um evento da SLS e teve sua maior conquista até aquele momento.
Um ano depois, em 2019, o cenário ficaria ainda melhor. Yuto se tornou o primeiro japonês a ganhar ouro na Street League, vencendo em Los Angeles, Huntington Beach e Londres. No geral, ele terminou em segundo lugar na classificação geral do campeonato e ficaria atrás apenas da lenda Nyjah Huston, skatista multicampeão americano.
Por fim, em 2021, na Olimpíada de Tóquio, teria em mãos a maior honra que um atleta pode ter: a medalha de ouro olímpica. Após uma performance fora de série, Yuto brilhou mais forte em seu país natal e recebeu quatro notas 9 para consagrar a melhor performance da sua carreira. Isso o colocou no patamar de uma lenda do esporte.
Yuto Horigome na Olimpíada de 2024
Embora estivesse entre os favoritos a conquistar o ouro novamente, nos Jogos de 2024 a competição seria até mais difícil. Quase todas as etapas do skate masculino foram competitivas e muitos nomes poderiam estar no pódio.
Todavia, Yuto mostrou que o torneio olímpico virou sua especialidade. Na primeira etapa, conseguiu somar 270.18 pontos, o que o colocou na quarta posição entre os oito classificados para a final.
Na grande decisão, o japonês fez história. Ele perdia para o americano Jagger Eaton, quando, em sua última manobra, conseguiu uma nota 97.08. Isso foi um recorde dos Jogos Olímpicos, e fez com que Yuto somasse 281.14 pontos, ficando com a medalha de ouro.