Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » De Brasília a Paris: relembre a trajetória de Gabi Portilho até os Jogos Olímpicos

De Brasília a Paris: relembre a trajetória de Gabi Portilho até os Jogos Olímpicos

Publicado em:

Última atualização:

Uma das principais jogadoras do futebol feminino brasileiro, Gabi Portilho vem se destacando no Corinthians desde 2020. Agora, a atacante está na disputa da primeira olimpíada, atingindo o seu auge com a camisa da Seleção Brasileira. Depois de ganhar tudo no Timão, e na companhia do técnico Arthur Elias, Gabi se prepara para avançar à próxima fase ao lado de Marta e companhia. Mas, antes, que tal relembrar a carreira da atleta? Vem com a gente!

Carreira de Gabi Portilho

Nascida em 07 de dezembro de 1994, em Brasília, Gabi Portilho é uma atacante que se destaca pela sua versatilidade e poder de decisão. Em primeiro lugar, é importante mencionar que ela iniciou sua carreira nas categorias de base do Fut Art e, depois, foi para o Fluminense (DF). Posteriormente, ingressou no Cresspom, outro clube do Distrito Federal, ainda disputando jogos juvenis. Mais tarde, jogaria pelo Olympia, Jaraguá e Joinville, todos de Santa Catarina.

Foi, então, que em 2013, Gabi Portilho foi contratada pelo Kindermann, também de Santa Catarina. No ano seguinte, foi vice-campeã do Campeonato Brasileiro com a equipe antes de se mudar para São Paulo para defender o São José Esporte Clube. Ainda em 2015, a atacante deixou o Brasil rumo à Espanha, onde jogaria no Madrid CFF. No entanto, após sete meses por lá, ela sofreu uma lesão no joelho que a tirou de campo, retornando à casa. Em solo tupiniquim outra vez, Gabi jogou pelo São José outra vez e pelo Osasco.

Chegada ao Corinthians

Em meados de 2019, Gabi Portilho foi jogar no 3B da Amazônia, tendo sido campeã do Campeonato Amazonense. No ano seguinte, Gabi atingiu o seu melhor momento quando o Corinthians a anunciou como reforço. Atualmente, a jogadora tem 149 jogos disputados pelo Timão, sendo 125 vitórias, 14 empates e dez derrotas. Desde 2020, venceu títulos do Campeonato Paulista (2020, 2021 e 2023), Campeonato Brasileiro (2020, 2021, 2022 e 2023), Libertadores (2021 e 2023), Copa Paulista (2022) e Supercopa Feminina (2022, 2023 e 2024).

Características de Gabi Portilho

Gabi Portilho é uma atacante completa, que se destaca pela sua velocidade, habilidade no drible e finalização precisa. Além disso, ela atua tanto pelos lados do campo quanto pelo centro do campo, o que dificulta a marcação. Outras características de destaque são sua visão de jogo e inteligência tática, que permitem que ela crie oportunidades individuais ou para a equipe. Gabi é conhecida por sua explosão e capacidade de acelerar com a bola nos pés, bem como seus dribles a tornam uma jogadora imprevisível. Por fim, é interessante destacar que a jogadora é perigosa finalizando tanto com os pés quanto com a cabeça.

Seleção Brasileira

O talento de Gabi Portilho não passou despercebido pela Seleção Brasileira. Isso porque, ainda jovem, ela representou o Brasil nas categorias de base na Copa do Mundo Sub-17 em 2012 e na Copa do Mundo Sub-20 em 2014. Posteriormente, em 2021, foi convocada para a seleção principal, onde vem se consolidando como uma das principais opções para o ataque. Sua estreia com a amarelinha foi marcante, pois Gabi marcou um gol logo em sua primeira partida. Desde então, a atacante tem sido presença constante nas convocações.

Jogos Olímpicos 2024

Gabi Portilho está na disputa de sua primeira Olimpíada. Com uma carreira já bastante vitoriosa, a jogadora recebeu a oportunidade a partir do comando de Arthur Elias. Isso porque, o atual técnico da Seleção Brasileira contou com Gabi para estabelecer uma espécie de dinastia no futebol feminino brasileiro com o Corinthians. Aliás, os dois conquistaram 13 títulos no Timão e se conhecem como poucos.

A Seleção Brasileira estreou no futebol feminino no último dia 25 de julho, vencendo a Nigéria por 1 a 0 com gol de Gabi Nunes. Depois, perdeu para o Japão nos minutos finais por 2 a 1. O gol canarinho foi marcado por Jheniffer. Agora, com Gabi Portilho em campo, o Brasil enfrenta a Espanha no próximo dia 31 de julho, às 12h (horário de Brasília). Em caso de vitória, se classifica para a próxima fase e pode ser líder se vencer por dois gols. Se empatar, se classifica como um dos melhores terceiros colocados. No entanto, caso perca, depende de um resultado negativo da Nigéria.