O rugby sevens é um esporte que tem se tornado cada vez mais forte no Brasil, especialmente por parte das mulheres. A equipe das Yaras se classificou para a Olimpíada de 2024 e disputou partidas no mais alto nível do esporte. Todavia, esses jogos deixaram claro que ainda há bastante espaço para evolução. Especialmente a partida contra a França, realizada no último domingo (28).
Nela, as representantes francesas não tomaram conhecimento das nossas representantes e venceram o duelo por 26 a 0. Esta foi a estreia do time brasileiro no torneio, que acabou por ser eliminado na primeira fase.
Um resumo do jogo de rugby sevens
Como dito antes, o time da França mostrou que está ainda em um nível acima no rugby sevens mundial. O time desde o início dominou a partida e teve o controle total das ações.
Além disso, ficou nítido que a defesa das Yaras ainda não conseguem defender na intensidade necessária em jogos desse tamanho. A equipe deixou muitos espaços abertos no campo e a Seleção Francesa conseguiu aproveitar. Aliás, o placar poderia até ser mais elástico se as donas da casa tivessem mantido esse ritmo a partida inteira.
Também vale destacar que a atmosfera do público é bem contagiante e, sem dúvidas, influencia no resultado final. Não à toa, a própria equipe masculina de rugby sevens da França foi campeã em cima de Fiji no sábado (27).
Os destaques do duelo
Os tries do jogo foram convertidos por Caroline Drouian, Chloe Pelle, Seraphine Okemba e Ian Jason. Drouian, no geral, pode-se dizer que foi o destaque da partida, ainda mais que, além do try, fez vários chutes entre os paus que aumentaram a pontuação do time francês.
Já no lado brasileiro, todavia, é difícil encontrar alguma jogadora que tenha destaque no jogo. Até mesmo Raquel Kochhann não conseguiu fazer muito diante de uma equipe desse nível no outro lado do campo.
Eliminação
A derrota do Brasil para a equipe europeia fez com que fosse obrigatório vencer ao menos uma das outras duas partidas contra Estados Unidos e Japão. No entanto, as americanas também não deram chance às brasileiras e venceram o duelo, realizado no final do domingo (28), por 24 a 5.
Além disso, as japonesas colocaram os pregos no caixão das Yaras após derrotarem elas nesta segunda (29) por 39 a 12. Como ainda havia chance do terceiro lugar se classificar para a próxima etapa, essa partida fez com que a equipe terminasse em quarto no grupo e nem sequer tivesse um fio de esperança.
Os classificados
Na primeira fase, além do Brasil, ficaram pelo caminho o próprio Japão, a África do Sul e Fiji. Dessa forma, as equipes que avançaram para as quartas de final foram:
- Nova Zelândia;
- China;
- Grã Bretanha;
- Estados Unidos;
- Canadá;
- França;
- Austrália;
- Irlanda.
Dentre essas equipes, a Austrália e a Nova Zelândia foram campeãs das Olimpíadas do Rio e Tóquio, respectivamente.
Onde assistir rugby sevens ao vivo?
Caso você tenha interesse em acompanhar partidas ao vivo de rugby sevens ou qualquer outra modalidade, basta se conectar a uma das plataformas oficiais de transmissão da Olimpíada, são elas: CazéTV, Olympics.com e os canais da Rede Globo.
Além do mais, vale apontar que o torneio de rugby terá sua final esta terça (30) no Stade de France.