Embora não tenha feito uma boa Olimpíada em Tóquio, Winfred Mutile Yavi vem com tudo para os Jogos de Paris em 2024. Sendo a favorita para a corrida de 3000 metros com obstáculos, sua preparação para o torneio da França foi espetacular, ganhando inclusive o mundial da modalidade em 2023.
Para melhor noção, a atleta de 24 anos saiu do tempo de 9m19s74 em 2021 para 8:50:66 em setembro de 2023, durante a disputa da final da Diamond League em Eugene. Essa foi a segunda melhor marca da história do campeonato. Além disso, ela ainda faturou duas medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos em Hangzhou, na China.
Entretanto, a esportista bareinita terá um caminho difícil pela frente, já que irá enfrentar a atual medalhista de ouro da categoria, a ugandesa Peruth Chemutai e também a queniana Beatrice Chepkoech, que é a atual vice-campeã mundial.
O Brasil aparece correndo atrás entre as favoritas, mas Tatiane Raquel pode surpreender e beliscar uma vaga no pódio. Vale destacar que a atleta paranaense é a atual melhor velocista sul-americana e vem de bronze nos Jogos Pan-Americanos. Entretanto, só saberemos o resultado após o início dos confrontos, que tem data para começar dia 4 de agosto, com a rodada 1, e finalizar na terça feira dia 6, já na fase final.
Quer saber mais sobre a carreira de Winfred Mutile Yavi e o que esperar da corredora na Olimpíada 2024? Acompanhe a leitura do artigo para ver seus títulos, estatísticas e outras informações.
Como Winfred Mutile Yavi vem para os Jogos de Paris?
Para os fãs da modalidade de 3000 metros com obstáculos, entender como Winfred Mutile Yavi vem para a disputa é essencial para projetar o possível pódio nos Jogos de Paris. A atleta de 24 anos nascida no Quênia representa oficialmente o reino de Bahrein, que é um pequeno país insular do Golfo Pérsico.
Vindo já para sua segunda edição de Olimpíadas, a esportista tem tudo para se destacar na França. Para melhor noção, no Mundial de Atletismo de 2023 a velocista bareinita conseguiu o ouro com o tempo de 8m54s29. O registro é quase de 15 segundos de diferença de seu resultado em Tóquio. O pódio foi completado com Beatrice Chepkoech e Faith Cherotich, que também aparecem como fortes concorrentes pelo ouro.
Nos jogos asiáticos, Winfred Mutile Yavi faturou mais de 10 mil dólares em apenas dois dias. Isso se deve ao fato de ter ganhado o seu primeiro ouro asiático nos 1500 m e os 3000 m obstáculos no dia seguinte. Seu recorde pessoal no momento é de 8:50:66.
Vale destacar que 2023 foi um ano de muitas conquistas e premiações para Winfred Mutile Yavi. Além do dinheiro ganho na competição em Hangzhou, a bareinita também faturou 70 mil dólares em Budapeste e 30 mil dólares na Liga Diamante. Sendo assim, a corredora teve mais de 100 mil dólares conquistado em apenas um ano.