O arremesso de peso é uma modalidade na qual o Brasil tem tentado melhorar seu desempenho através dos anos. Nomes como Darlan Romani apareceram e conseguiram excelentes resultados em competições internacionais, algo que foi inédito até então. Além disso, jovens como a própria Ana Caroline Silva são o futuro da modalidade no país e podem elevar ela a outros patamares. No caso, a Olimpíada de 2024 será uma das oportunidades para que esse cenário ocorra.
Dito isso, leia o texto a seguir para entender quem é Ana Carolina e a sua trajetória no esporte. Somado a esse ponto, confira também a programação da modalidade para os Jogos Olímpicos.
O começo de Ana Caroline Silva
Ana Caroline Silva nasceu em 1999 na cidade de Contagem, Minas Gerais.
A atleta iniciou no mundo do esporte em 2014. Naquela época, participou do projeto Transformando o Futuro, que a ajudou a obter o apoio necessário para a prática esportiva . A iniciativa foi originada pela Caixa Econômica de Minas em 2008 e possui a intenção de caçar jovens talentos para colocá-los no alto rendimento esportivo.
Além disso, como foi o caso de Ana Caroline, o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, em parceria com a Caixa, disponibiliza as instalações para que o atleta se desenvolva. Em entrevista dada à própria UFMG, sua treinadora Roberta Braz comenta que “ela iniciou no atletismo em 2014 nas provas de combinadas, já em 2015 foi para a prova do arremesso de peso e em 2016 veio a primeira medalha de bronze em nacionais sub-18. “
Posteriormente, a arremessadora, aos 21 anos, se mudou para os Estados Unidos em 2019 depois de ganhar uma bolsa de estudos no Barton Community College.
As conquistas
Nesse tempo que teve de carreira, alguns dos principais feitos de Ana Caroline Silva incluem:
- Prata nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali 2021
- Bicampeã brasileira no arremesso de peso;
- Prata no Campeonato Sul-Americano de atletismo Sub-20;
- Campeã sub-18 de heptatlo;
- Campeã estadual de pentatlo.
Somado a esse ponto, é preciso apontar que a mineira conquistou a prova de arremesso de peso em Oxford, na NCAA, fazendo a terceira melhor marca da história do Brasil na modalidade. Algo que, aliás, a levou à liderança dos rankings sul-americano e brasileiro.
Perspectivas para a Olimpíada
Por mais que tenha feito bons resultados ao longo dos últimos anos, é difícil imaginar que Ana Caroline Silva consiga uma medalha olímpica logo de cara, afinal, será a maior competição de sua vida.
Entretanto, esse tipo de evento sempre é válido para fornecer mais experiência no cenário internacional a um atleta.
Outros representantes do Brasil
Além de Ana, os outros nomes que conseguiram classificação foram: Lívia Avancini, Wellington Morais e Darlan Romani. Darlan, no caso, não poderá participar devido a uma lesão causada por sua hérnia de disco.
O torneio de arremesso de peso na Olimpíada começa no dia 2 de agosto e termina no dia 3.
Como assistir Ana Caroline Silva e os outros arremessadores?
Caso você tenha interesse em ver ao vivo a disputa de arremesso de peso e outras modalidades do atletismo, se conecte a uma das plataformas de transmissão oficial dos Jogos: CazéTV, canais da Rede Globo e Olympics.com.