O triatlo é bem novo nas Olimpíadas quando comparado com outras modalidades. Enquanto algumas possuem mais de 100 anos no evento, o esporte está presente nos Jogos desde a Olimpíada de Sydney em 2000. Além disso, embora jamais tenha vencido uma medalha na competição, o Brasil sempre esteve presente em todas as disputas desde a sua estreia. E m 2024, um dos nomes que representou o país na lista de atletas é Djenyfer Arnold.
Caso você queira conhecer mais sobre Djenyfer, leia o texto a seguir. Vamos analisar um pouco de sua biografia e a sua performance no evento na França.
Sobre Djenyfer Arnold
Djenyfer Arnold nasceu em São Bento do Sul, Santa Catarina, em 1993.
O seu começo no esporte foi aos sete anos de idade, quando passou a praticar natação. Aliás, até os 12 participou de competições de alto nível, inclusive se consagrando campeã do Campeonato Sul-Americano de maratona aquática.
Em 2017, todavia, quase desistiu da vida de atleta. De acordo com a própria Djenyfer, em entrevista à Trisportmag, ela tinha na mente parar assim que se formasse na faculdade. O único motivo que a fez mudar de ideia foi sua orientadora de TCC Eliani Freitas. Eliani era técnica de triatlo até então e fez um convite para Arnold conhecer melhor a modalidade.
A partir daí, ela começou a treinar com sua orientadora e participou de vários campeonatos regionais e nacionais. As suas performances foram excelentes e, com isso, despertaram a atenção do Clube Pinheiros, em São Paulo, no qual é integrante desde 2018.
Lesão e volta por cima
Em 2022, Djenyfer Arnold sofreu a lesão mais grave de sua carreira até agora. A atleta estava em busca de campeonatos que lhe dessem pontos para poder participar da Olimpíada em 2024. No entanto, em uma prova de Hamburgo, na Alemanha, ela sofreu uma queda na bicicleta e fraturou o seu acromioclavicular. Isso a tirou de torneios oficiais por praticamente um ano e atrapalhou seus planos de chegar até os Jogos.
Felizmente, em 2023, voltou a competir e teve excelentes resultados, como o ouro na etapa de revezamento do Pan-Americano de 2023. Dessa forma, conseguiu recuperar o tempo perdido e assegurou sua classificação para o torneio olímpico no campeonato do Japão deste ano.
Os brasileiros do triatlo na Olimpíada
Além de Djenyfer, participaram de provas do triatlo mais três atletas brasileiros: Manoel Messias, Vittoria Lopes e Miguel Hidalgo. Considerando o retrospecto recente de cada um, Miguel e Manoel tinham se destacado mais no cenário internacional e até podiam acabar por surpreender na França.
No entanto, nenhum dos brasileiros na modalidade conseguiu sequer um pódio. Djenyfer chegou em 20º na sua prova e, após seu término, comentou: “Estou meio frustrada. Tudo que tinha para dar errado, deu”. Lembrando que as provas de triatlo deste ano foram bem criticadas por conta da poluição do Rio Sena.
Onde assistir a Olimpíada ao vivo?
Para você que tem interesse em assistir as modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos ao vivo, confira os locais onde a transmissão da Olimpíada é feita, são eles: canais da Rede Globo, CazéTV e Olympics.com.