Diana Alecrim é um dos nomes que representam nosso país nas quadras de vôlei. Ela não está presente nos Jogos Olímpicos, mas acumula bastante vitórias em sua carreira. A seguir, veja quem é a jogadora e qual foi sua trajetória nesse esporte.
Carreira de Diana Alecrim no vôlei
Diana teve seus primeiros contatos com o voleibol em 2011, na sua cidade natal, integrando as categorias de base do extinto Grêmio Recreativo Barueri. Em 2015, participou do Campeonato Mundial Infantojuvenil em Lima, onde a equipe terminou na décima primeira posição.
Em 2016, ela se transferiu para a ADC Bradesco, disputando a Superliga Brasileira B e conquistando o Campeonato Paulista Sub-21 de 2017. Além disso, ainda em 2016, foi convocada para a seleção brasileira juvenil, representando o país no Campeonato Sul-Americano Juvenil em Uberaba, onde conquistou a medalha de ouro e foi premiada como a melhor central da competição. Já em 2017, disputou o Mundial Juvenil nas cidades mexicanas de Boca del Río e Córdoba, terminando na quinta posição.
Ademais, ela passou a atuar nas categorias de base do São Caetano Voleibol em 2017. Já como profissional, jogou pelo clube na temporada 2018-19 sob o nome São Cristóvão Saúde/São Caetano. Além disso, desde a temporada 2019-20, Alecrim está no Barueri Volleyball Club, sob o comando do técnico José Roberto Guimarães. No ano de 2019, representou o Brasil na Universíada de Verão em Nápoles, terminando na quinta posição.
Em 2021, a jogadora foi convidada para os treinamentos da seleção brasileira adulta, que se preparava para a Liga das Nações e os Jogos Olímpicos de Tóquio. Diana Alecrim também foi convocada para a seleção brasileira Sub-23 para disputar os Jogos Pan-Americanos Júnior em Cali, onde conquistou a medalha de ouro de forma invicta e foi premiada como a melhor jogadora da competição.
Principais títulos de Diana Alecrim
Diana já conseguiu muitos títulos e medalhas até agora em sua carreira. Veja as principais conquistas abaixo:
Clubes
- Campeonato Paulista: 1 título (2019)
Nacionais
- Campeonato Sul-Americano Sub-20: 2016
- Jogos Pan-Americanos Juvenis: 2021
Premiações individuais
- 2016 – Campeonato Sul-Americano Sub-20: Melhor Central
- 2021 – Jogos Pan-Americanos Juvenis: MVP
Quem foram as convocadas do vôlei feminino para os Jogos Olímpicos?
O Brasil estreou na categoria do vôlei no dia 29 de julho contra o Quênia, vencendo a equipe por 3 sets a 0. Apesar da falta de Diana Alecrim, há outros nomes importantes na seleção feminina de vôlei. Veja quem foram as jogadoras escolhidas para a competição:
- Gabi Guimarães – ponteira
- Carol Silva (Carolana) – central
- Nyeme Costa — líbero
- Thaisa Daher – central
- Diana Duarte – central
- Ana Cristina Menezes – ponteira
- Julia Bergmann – ponteira
- Lorenne Teixeira – oposta
- Macris Carneiro – levantadora
- Roberta Ratzke – levantadora
- Rosamaria Montibeller – ponteira/oposta
- Tainara Santos – ponteira/oposta
Além disso, o treinador é José Roberto Guimarães, conhecido pela sua atuação no vôlei. Vale notar que nosso país terá três jogos na competição:
- 29 de julho (segunda-feira), às 8h (de Brasília): Brasil x Quênia (3 sets a 0 para o Brasil)
- 1º de agosto (quinta-feira), às 8h (de Brasília): Brasil x Japão
- 4 de agosto (domingo), às 16h (de Brasília): Brasil x Polônia