Atualmente o futebol feminino no país vive uma espécie de transição geracional. Várias jogadoras do antigo ciclo estão dando lugar a jovens talentosas e que prometem mudar o Brasil de patamar na modalidade. Uma dessas atletas é a zagueira Tarciane, que atua no Houston Dash dos Estados Unidos. A jovem é bastante promissora e, inclusive, bateu um recorde no cenário nacional. Além disso, foi uma das convocadas para integrar o elenco de Arthur Elias na Olimpíada de 2024.
Mas afinal, qual recorde foi batido? E como foi sua trajetória no futebol até agora? Leia o texto a seguir para conhecer essas respostas. Vamos explorar um pouco da biografia da jogadora e mostrar a programação olímpica no futebol.
O começo de Tarciane no futebol
Tarciane Karen dos Santos nasceu no município de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, em 2003.
Ela começou sua carreira no esporte no projeto “Daminhas da Bola”, planejado em 2015 por Thaissan Passos, atual treinadora da equipe feminina do Grêmio. O projeto em si é extremamente bem-sucedido e, além de Tarciane, já revelou Luany, meio-campista do Madrid CFF.
Após isso, a defensora conseguiu espaço dentro das categorias de base do Fluminense em 2019 e ficou por dois anos. Lá se tornou uma das grandes revelações do país e, mesmo como zagueira, marcou 12 gols em 31 jogos, além de vencer o Campeonato Brasileiro Sub-18 de 2020. Isso a fez subir para o time principal.
Trajeto como profissional
Na equipe profissional dos Tricolor das Laranjeiras, todavia, Tarciane não jogou por muito tempo. De acordo com os dados do O Gol, ela apenas atuou por 6 partidas. Isso possui uma explicação, já que a atleta foi contratada pelo Corinthians no mesmo ano. O Timão que, aliás, é a grande referência da modalidade do país no momento.
Dessa forma, sob o comando do próprio Arthur Elias, a zagueira mostrou todo o seu potencial e se tornou um dos principais nomes da equipe paulista. A sua passagem durou quatro temporadas e, nesse ínterim, conquistou nada menos que 10 títulos com as alvinegras. Somado a isso, esteve em 82 partidas com o clube e marcou 11 gols.
Posteriormente, em 2024, Tarciane acabou por ser vendida à equipe americana do Houston Dash, e isso está ligado diretamente ao recorde que ela quebrou. Afinal, a defensora brasileira gerou o maior valor pago em uma transferência na história do futebol feminino do Brasil: 2,59 milhões de reais.
Tarciane na Seleção Brasileira
A história da atleta na Seleção Brasileira tem início em 2018, com a Seleção sub-17 e continua até os dias de hoje no profissional. Nessa Olimpíada de 2024, ela disputará o seu torneio mais importante com a camisa verde e amarela.
Vale destacar que o Brasil não possui ouro olímpico no futebol feminino, logo, é uma oportunidade que ela e as outras 17 atletas convocadas possuem de quebrar esse tabu. Ressaltando que o torneio já começou e terminará no dia 10 de agosto.
Onde assistir as partidas do Brasil nos Jogos de 2024?
Assistir o torneio de futebol feminino na Olimpíada, assim como as outras modalidades no geral, é bem simples. Basta acessar um dos locais de transmissão do evento: canais da Rede Globo, CazéTV e Olympics. com.
A partir disso, confira a programação e a grade dessas plataformas.