Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Conheça Renata Arruda, goleira brasileira que é exemplo de dedicação no handebol

Conheça Renata Arruda, goleira brasileira que é exemplo de dedicação no handebol

Publicado em:

Última atualização:

Inspirada por duas ex-goleiras da Seleção Brasileira de handebol, Renata Arruda tem uma grande trajetória no esporte. Atualmente, com uma carreira sólida e bem estabelecida, a atleta está participando da sua segunda olimpíada em 2024. Se você não a conhece, nós te convidamos a saber um pouco mais sobre ela. Confira abaixo!

Carreira de Renata Arruda no handebol

Renata Laís de Arruda é uma jogadora de handebol nascida no Recife. O esporte começou a fazer parte da vida dela ainda na escola, quando ela estudava no Colégio Imaculado Coração de Maria. Mais tarde, a atleta entrou para o Clube Português do Recife. 

Esse período foi marcado pela virada de chave que Renata Arruda teve. Isso porque, com 12 anos, a atleta pesava 100 kg, o que dificultava sua movimentação. Em 2013, então, o título da Seleção Brasileira de Handebol Feminino rendeu um presente e uma motivação para Renata. Na ocasião, Babi Arenhart e Mayssa Pessoa, ex-goleiras do Brasil, autografaram uma camisa e mandaram para a garota, que se empenhou para perder 20 kg e continuar se desenvolvendo no esporte.

Em 2017, Renata Arruda foi contratada pelo Balonmano La Calzada, um clube que jogava a primeira divisão de handebol na Espanha. Depois de vencer um título da Copa da Rainha em 2018, ela trocou de equipe e passou a defender o Balonmano Bera Bera. Por lá, a goleira venceu a Copa da Espanha de 2019, bem como o Campeonato Espanhol em 2020 e 2021.

Posteriormente, já na temporada 2021-22, Renata Arruda deixou a Espanha rumo à Romênia para jogar no CS Magura Cisnadie. Em seguida, a jogadora trocou a atual equipe pelo rival CS Gloria 2018 Bistrita-Nasaud, tendo chegado à final da Liga Europeia EHF na temporada 2023-24.

Carreira na Seleção Brasileira

Devido ao seu talento, Renata Arruda alcançou a Seleção Brasileira Juvenil ainda jovem, tendo conquistado o Campeonato Pan-Americano Juvenil de 2016 e 2018. Além disso, ela disputou a Copa do Mundo Sub-18 e a Copa do Mundo Sub-20. 

Posteriormente, Renata Arruda passou a integrar o grupo sênior da Seleção Brasileira, já disputando os Campeonatos Sul e Centro-Americanos ainda em 2018, onde conquistou o título. Ela foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, nos Campeonatos Sul e Centro-Americanos de 2021 e no Pan-Americano de Santiago 2023.

Entre o Pan-Americano de 2019 e o de 2023, Renata Arruda participou dos Jogos de Tóquio. Vale lembrar que a competição foi disputada em 2021 devido à pandemia de Coronavírus que atingiu o mundo e impactou a todos. No entanto, a atleta não conquistou nenhuma medalha naquela edição.

Jogos Olímpicos de 2024

A Seleção Brasileira de handebol já estreou nos Jogos Olímpicos de 2024. No último dia 25 de julho, a equipe venceu a Espanha pelo placar de 29 a 18. Apesar da vitória, a goleira Renata Arruda não foi a titular do confronto, mas sim Gabi Moreschi, que terminou o jogo com 14 defesas.

No entanto, Renata Arruda deve fazer parte do rodízio de atletas do treinador Cristiano Rocha, que também é pernambucano. Isso porque, o Brasil irá disputar ainda jogos contra Hungria, Holanda, França e Angola. Junto com a Espanha, a seleção faz parte do Grupo B, considerado por muitos como o “grupo da morte”. Do outro lado da chave, no Grupo A, estão Noruega, Alemanha, Eslovênia, Suécia, Dinamarca e Coreia.

O Brasil volta à quadra no próximo domingo (28) diante da Hungria. A partida está prevista para ocorrer às 04h da manhã (horário de Brasília). Depois, na terça-feira (30), a seleção enfrenta a França, às 14h. Já entrando no mês de agosto, Renata Arruda e companhia vão jogar contra a Holanda no dia 1º, às 4h da manhã, e contra a Angola no dia 03, às 9h da manhã.