O futebol feminino do Brasil vem em um processo de renovação. Várias jogadoras mais experientes, como Marta, estão dando espaço para outras atletas com potencial e que podem contribuir com o futuro do esporte. Uma delas é Kerolin, da Seleção Brasileira, que inclusive está presente nos Jogos Olímpicos de 2024. Atualmente com 24 anos, a jogadora convocada por Arthur Elias atua nos Estados Unidos e tem uma trajetória de superação no esporte.
Caso você queira saber mais sobre esse assunto, leia o texto a seguir. Vamos explorar um pouco da biografia da atleta e comentar também sobre a programação dos Jogos.
Sobre Kerolin
Kerolin Nicoli Israel Ferraz nasceu em 1999 na cidade de Bauru, em São Paulo. O seu início no mundo do futebol foi bem rápido, já que desde pequena tinha interesse na modalidade.
Sendo assim, em 2016, começou a praticar profissionalmente na equipe de Valinhos e, passou pela Ponte Preta e, posteriormente, pelo Corinthians em 2017. Com a camisa do Timão, ganhou uma Libertadores Feminina, embora não tenha entrado muito na equipe. A partir daí, todavia, ela passaria a despontar como um dos grandes nomes do Brasil.
Isso porque em 2018 retornou à Ponte e fez nada menos que 14 gols durante o Brasileirão daquele ano. Além disso, Kerolin na Seleção Brasileira sub-20 conquistou o Campeonato Sul-Americano da modalidade.
Complicações na carreira
Por mais que Kerolin tenha uma trajetória de sucesso no geral, nem todos os momentos que passou foram de vitórias. Aliás, ela teve diversas complicações mesmo com apenas 24 anos.
A primeira delas foi quando pequena, aos 12. Nesse período, a atacante foi diagnosticada com osteomielite, uma doença bem grave e que poderia causar até mesmo a amputação de sua perna. No entanto, após três meses no hospital, a atleta conseguiu se recuperar.
Somado a esse ponto, em 2018, foi pega em um exame antidoping na estreia da Libertadores daquele ano. A substância que a atacante usou era o Gw1516, que melhora o desempenho físico com a queima de gorduras. Isso a fez ficar de fora dos gramados por dois anos.
Kerolin na Seleção Brasileira e retomada no futebol
Felizmente, a atacante conseguiu retomar a boa forma após o período de afastamento. A ex-técnica Pia Sundhage convocou Kerolin para a Seleção Brasileira em 2021, mesmo sem clube, e logo de cara ela marcou um gol contra a Argentina durante um amistoso.
Após bom desempenho pelo Brasil, conseguiu fechar contrato com o Madrid CFF e, por sinal, se tornou MVP da liga espanhola naquele ano. Posteriormente, foi para a equipe do North Carolina Courage em 2022 e atua por lá desde então.
Convocação nas Olimpíadas
Como foi mencionado antes, Kerolin é uma das atacantes que faz parte do time brasileiro para os Jogos de 2024. Logo, ela pode fazer história e ajudar a equipe a ganhar a primeira medalha de ouro do futebol feminino do país.
As outras 17 atletas que a acompanharão nessa jornada são: Lorena, Ludmilla, Marta, Rafaelle, Tainá, Tamires, Tarciane, Thais Ferreira, Yasmim, Yayá, Adriana, Ana Vitória, Antônia, Duda Sampaio, Gabi Nunes, Gabi Portilho e Jheniffer.
Onde assistir Kerolin e a Seleção Brasileira?
Caso você tenha interesse em acompanhar futebol feminino ou outra modalidade ao vivo, basta conferir uma das plataformas de transmissão dos Jogos: canais da Rede Globo, CazéTV e Olympics.com.
Vale lembrar que o torneio de futebol feminino já começou e termina no dia 10 de agosto.