O Sevilla tem sido um dos clubes mais bem-sucedidos da Espanha nos anos recentes. Depois dos três grandes, pode-se dizer que é o mais vitorioso, especialmente em se tratando de Europa League. E um dos destaques recentes do time foi o espanhol Rafa Mir.
Veja o texto para saber mais do atleta. Além disso, confira qual será o seu novo destino para a temporada 2024/25.
Carreira Juvenil de Rafa Mir
Rafa Mir Vicente nasceu na cidade de Cartagena, na Espanha, em 1997.
O seu começo no esporte foi no início dos anos 2000, quando chegou a passar por diversas categorias de base, como Murcia e Barcelona Todavia, seria apenas em 2012, no Valencia, que iria conseguir se fixar em um local.
No clube, permaneceu durante um período de três anos entre os juniores e chegou até a ser destaque da Champions League Juvenil, a UEFA Youth League, em 2015/16. Na ocasião, foi um dos artilheiros do torneio com seis gols.
Isso iria impulsioná-lo para o time profissional do clube. Sua estreia, aliás, seria nesse mesmo ano.
Trajetória profissional
Infelizmente para Rafa Mir o seu início como jogador não foi tão fácil. No próprio Valencia, clube que o revelou, mal encontrou espaço para jogar e acabou participando apenas de oito jogos. Dessa forma, em 2017/18, acabou indo parar no Wolverhampton por um valor aproximado de dois milhões de euros.
Por lá, o cenário não foi diferente e o jogador atuou apenas quatro vezes. O que levou a sofrer uma série de empréstimos para outros três lugares: Las Palmas, Nottingham Forest e Huesca.
Desses times, o Huesca foi onde se destacou mais. Foram duas temporadas com a equipe e, ao todo, 57 jogos, 25 gols marcados e 6 assistências.
Os números foram bons o suficiente para despertar a atenção do Sevilla.
Período de Rafa Mir no Sevilla
No Sevilla, Rafa Mir teve os melhores momentos de sua trajetória como jogador. Por lá, disputou três temporadas com a equipe e realizou 105 jogos. No que se refere a gols e assistências, foram 24 e 2, respectivamente.
Além disso, por lá conquistou o título mais importante da sua carreira até então: a Europa League de 2022/2023. A taça, aliás, seria a sétima do Sevilla no torneio e isolaria ainda mais o clube como o maior vencedor.
Para alguém que havia jogado a Segunda Divisão Espanhola três anos atrás, era uma ascensão enorme que Mir havia sofrido.
Retorno à casa
Após o final de 2023/24, Rafa Mir retornou ao clube que originalmente o revelou: o Valencia. Ele chega emprestado pelo Sevilla durante uma temporada e pode ser eventualmente comprado.
Vale destacar que o time da Comunidade Valenciana ficou em nono lugar na temporada passada e um dos grandes problemas que o time enfrentou foi no seu ataque. Ao todo, em La Liga, foram apenas 40 gols em 38 jogos.
Dessa forma, Rafa pode ser uma boa opção para dinamizar a parte ofensiva do time e ajudar a equipe a brigar por torneios europeus no próximo ano.