Desde sua entrada no mundo do MMA (Artes Marciais Mistas), Kayla Harrison é um nome de muita força. Isso porque a lutadora é mais do que uma atleta de alto nível, sendo também pioneira no que tange o esporte, inspirando gerações. Conheça mais sobre a trajetória dela abaixo!
Carreira de Kayla Harrison
Kayla Harrison é uma lutadora nascida em Middletown, Ohio, em 2 de julho de 1990. Desde cedo, ela passou por desafios em sua vida, principalmente após ser vítima de abuso sexual na infância. Assim, ela encontrou no judô um refúgio, sendo a academia de treinamento um lugar para transformar sua dor e raiva em força.
Sob a tutela de renomados treinadores, como Jimmy Pedro e Travis Stevens, Kayla Harrison surgiu como uma judoca excepcional, conquistando duas medalhas de ouro olímpicas (Londres 2012 e Rio 2016).
Mudança para o MMA
Após suas vitórias olímpicas, Kayla Harrison sentiu a necessidade de novos desafios. Como resultado da busca, encontro no MMA uma oportunidade de desenvolver outras habilidades. Assim, em 2018, ela fez sua estreia profissional na Professional Fighters League (PFL), uma organização que utiliza um formato de temporada regular e playoffs, culminando em um torneio milionário.
Logo de cara, a transição de Kayla Harrison para o MMA chamou bastante atenção. Ela rapidamente se adaptou ao esporte, combinando com excelência os conhecimentos e práticas do judô com as habilidades em constante evolução no Jiu-Jitsu Brasileiro (JJB) e na trocação, a qual inclui socos, chutes e joelhadas.
Estilo de Luta
O estilo de luta de Kayla Harrison funde, de forma harmoniosa, a força bruta, técnica apurada e inteligência tática. Sua base no judô se evidencia em todas as lutas, pois ela acabou se tornando especialista em quedas, a qual utiliza sua força e técnica para levar suas oponentes para o chão com muita eficiência. Na lona, então, ela é tão perigosa quanto em pé, com um arsenal de finalizações que inclui chaves de braço, estrangulamentos e imobilizações.
Conquistas e desafios
Kayla Harrison acumulou estatísticas impressionante na PFL, vencendo duas vezes o torneio da organização e conquistando o título peso leve. Como resultado, as vitórias a consolidaram como uma das melhores lutadoras do mundo, independentemente do gênero.
No entanto, Kayla Harrison enfrentou muitas críticas por suas escolhas de adversárias, pois muitos argumentavam que ela não havia enfrentado as melhores lutadoras da categoria. Segundo a brasileira Cris Cyborg, a americana recusou enfrentá-la, naquela que poderia ser uma das maiores lutadas do MMA feminino.
Em 2024, Kayla Harrison assinou com o UFC, maior organização de MMA do mundo. Em sua estreia, no UFC 300, ela derrotou Holly Holm. A expectativa é que Kayla logo esteja na disputa pelo cinturão do peso-galo.
Legado de Kayla Harrison
O impacto de Kayla Harrison vai muito além de suas conquistas no tatame e no octógono, pois trata-se de uma voz para mulheres no esporte, sendo também defensora da igualdade de gênero. Além disso, Harrison também tem utilizado sua plataforma para defender causas importantes, como o combate ao abuso sexual infantil. Ela compartilha sua própria experiência para ajudar outras vítimas a encontrarem para se recuperarem dos traumas.