Caio Borralho é uma das sensações da nova geração do MMA nacional. O maranhense de 31 anos explodiu no cenário internacional ao participar do Dana White’s Contender Series, programa de televisão que revela novos talentos no mundo da luta. O sucesso foi tão grande que Caio Borralho ganhou um contrato no UFC, a mais famosa organização de artes marciais mistas.
O brasileiro está entre os melhores da sua categoria. Atualmente, é o 12º colocado no ranking do peso-médio.
Trajetória de Caio Borralho até o UFC
De São Luís, no Maranhão, para a maior competição de MMA do planeta. Quando criança, Caio era cheio de energia. Aos seis anos, o garoto começou a praticar artes marciais para aliviar o estresse. O maranhense, entretanto, se apaixonou pelo esporte; assim, quando completou 18 anos, passou a treinar jiu-jitsu e MMA.
Em entrevista ao site oficial do UFC, o jovem confirmou que tem alguns títulos nacionais e regionais no judô. Na adolescência, Caio dividia a sua atenção entre os estudos e o esporte. Não terminou a faculdade de Química, mas se formou em Educação Física. Aliás, antes de se tornar lutador, o atleta trabalhou como professor de química, matemática e judô.
Em 2021, Caio participou da quinta temporada de Dana White’s Contender Series, programa de TV responsável por revelar os novos prodígios das artes marciais mistas. O brasileiro deixou Dana White tão impressionado que entrou oficialmente para o quadro de competidores do UFC. Então, estreou na organização em abril de 2022, com vitória sobre Gadzhi Omargadzhiev por decisão unânime.
Ao completar cinco vitórias consecutivas na liga, a revelação do MMA entrou para o ranking do peso-médio do UFC.
O lutador adotou o apelido “The Natural” (o natural), porque, segundo ele, a sua ligação com a luta é verdadeira, pura e natural. Suas técnicas favoritas são a guilhotina e a chave de calcanhar, e os golpes de que mais gosta são o jab e o chute de esquerda.
Estatísticas do brasileiro
Caio Borralho ainda não perdeu no Ultimate Fighting Championship. O cartel do lutador possui 16 vitórias, uma derrota e nenhum no content, o mesmo que empate. Entre as vitórias, cinco foram por nocaute e quatro por finalização — uma anaconda e dois mata-leões. Aliás, seis vitórias foram celebradas ainda no primeiro round.
Contudo, é preciso fazer uma observação: Caio Borralho continua em todo o vapor no UFC, por isso os números podem mudar daqui para frente.
De fato, as estatísticas mostram o bom desempenho do atleta no octógono. De 439 golpes significativos, Caio conectou 264, sendo que 181 foram impulsionados em pé, 35 no clinch e 48 no solo. O lutador, entretanto, não tem sorte com quedas, já que só conseguiu aplicar uma das 19 vezes que tentou derrubar o adversário.
Entre os golpes desferidos na carreira, Caio acertou mais vezes a cabeça dos adversários: são 164 contra 65 no corpo e 35 nas pernas.
O brasileiro nunca foi main event de um evento no UFC, assim como nunca competiu por cinturão.
Todas as lutas de Caio Borralho no UFC:
- VITÓRIA – Borralho x Omargadzhiev – 16/04/22;
- VITÓRIA – Borralho x Petrosyan – 09/07/22;
- VITÓRIA – Muradov x Borralho – 22/10/22;
- VITÓRIA – Borralho x Oleksiejczuk – 29/04/23;
- VITÓRIA – Borralho x Magomedov – 04/11/23;
- VITÓRIA – Craig x Borralho – 04/05/24.