Início » Lutas » UFC » Calvin Kattar: trajetória e estatísticas do lutador de UFC

Calvin Kattar: trajetória e estatísticas do lutador de UFC

Publicado em:

Última atualização:

Calvin Kattar é um dos principais lutadores da categoria peso-pena no UFC, e também é o proprietário da promoção da MMA Combat Zone. Além disso, Calvin já participou de diversas lutas e tem uma longa trajetória fora e dentro do UFC. A seguir, veja os resultados e sua história como lutador até aqui.

Qual foi a trajetória de Calvin Kattar?

A trajetória de lutas de Kattar começou bem cedo. Depois de iniciar no esporte na nona série, Kattar se destacou como lutador na Methuen High School, sendo classificado como o oitavo melhor do estado. Além disso, ele ficou em quinto lugar no campeonato estadual da Divisão I da MIAA em 2006.

Após se formar, Calvin ficou indeciso sobre lutar na faculdade e acabou optando por uma carreira no MMA. Ele obteve um diploma de associado no Middlesex Community College. Em uma entrevista, Kattar contou que teve a oportunidade de treinar com Nick e Nate Diaz aos 19 anos.

Após isso, ele venceu oito lutas consecutivas e permaneceu invicto por mais de sete anos no circuito regional, antes de ingressar no UFC. O lutador oficialmente começou sua trajetória no UFC no ano de 2017.

Carreira no UFC

Calvin Kattar fez sua estreia no UFC substituindo Choi Doo-ho contra Andre Fili em 29 de julho de 2017, no UFC 214, vencendo a luta por decisão unânime. Após isso, Kattar enfrentou o prospecto invicto Shane Burgos em 20 de janeiro de 2018. O evento foi o UFC 220 e ele acabou vencendo por nocaute técnico no terceiro round. Além disso, a disputa foi premiada com o bônus de Luta da Noite.

Kattar enfrentou Renato Moicano em 7 de abril de 2018, no UFC 223, porém, acabou perdendo por decisão unânime. Depois, ele enfrentou o estreante Chris Fishgold em 27 de outubro de 2018, no UFC Fight Night 138. Calvin venceu por nocaute técnico no primeiro round.

O lutador enfrentou Ricardo Lamas em 8 de junho de 2019, no UFC 238, vencendo por nocaute no primeiro round. Outra luta importante de Kattar ocorreu em 2021. Ele enfrentou o ex-campeão dos pesos-pena do UFC, Max Holloway, em 16 de janeiro de 2021, no UFC no ABC 1, mas acabou perdendo por decisão unânime. Ainda assim, a luta foi premiada com o bônus de Luta da Noite.

Sua disputa mais recente foi em abril de 2024, tendo enfrentado o ex-campeão dos pesos-galo do UFC, Aljamain Sterling, no UFC 300, perdendo por decisão unânime. Ele voltou ao ringue depois de dois anos fora, por conta de uma lesão em sua última luta em 2022.

Quais são as estatísticas do lutador até agora?

Desde 21 de maio de 2024, ele ocupa a 9ª posição no ranking dos pesos-pena do UFC. Até o momento em sua carreira, ele conta com 23 vitórias e oito derrotas. Suas vitórias são compostas por 48% de nocautes e 43% de decisões por juízes. Apenas 8% delas foram finalizações.

Vale notar também que Calvin Kattar deverá enfrentar Kyle Nelson em 7 de setembro de 2024, no UFC Fight Night 244.