Eduardo Coudet é mais um treinador no futebol brasileiro que não resistiu à pressão. Com a sequência de resultados ruins à frente do Internacional, no Brasileirão e Copa do Brasil, o clube gaúcho demitiu o treinador em 10 de julho de 2024. Mas, sem Coudet, quem é o técnico do Internacional? A diretoria já tem alguns nomes em seu radar para substituir o argentino.
Em sua segunda passagem pelo Internacional, anotou 63 partidas, 30 vitórias, 15 empates e 18 derrotas, de acordo com as estatísticas do portal Transfermarkt. A primeira foi em 2020, sem troféus e com uma saída pela porta dos fundos.
Sem Coudet, quem é o técnico do Internacional?
Enquanto o novo treinador não chega, o interino Pablo Fernandez comanda o Internacional temporariamente. O profissional de 49 anos trabalha nas categorias de base do clube, com destaque para o sub-20.
O interino assumiu o Inter em 13 de julho, no empate com o Juventude em 1 a 1, na terceira fase da Copa do Brasil.
Pablo, segundo o portal GHZ, tem 15 anos de experiência no futebol de base. Antes de chegar ao Internacional, o professor treinou a equipe de jovens do Primeira Camisa, Red Bull Brasil, São José, Bahia, Santos e o Athletico Paranaense. Destes, a única participação no time principal foi no Bahia, entre 2018 e 2020, como auxiliar técnico.
O maior triunfo da carreira de Pablo Fernandez foi à frente da Ferroviária, no Paulistão sub-20, em 2023. O elenco de Araraquara chegou até a semifinal, mas perdeu nos pênaltis para o São Paulo por 2×4. Por outro lado, não participou do Brasileirão.
Opções no mercado
O Internacional corre contra o tempo para encontrar o técnico ideal. O favorito, segundo o GE, é Roger Machado, atual comandante do Juventude, time que disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Roger, inclusive, foi o responsável por eliminar o Inter da competição nacional.
A campanha do técnico no Juventude chama a atenção da diretoria do Inter. Após 14 partidas, o elenco ocupa a 13ª posição do Brasileiro, com 19 pontos.
Roger, entretanto, tem uma linda história com o Grêmio. Defendeu o Tricolor Imortal como jogador e, após pendurar as chuteiras, assumiu como treinador em duas oportunidades, nas quais conquistou uma Recopa Gaúcha e um Campeonato Gaúcho. Por isso, servir o maior rival da história do Grêmio seria um desafio extremamente complexo para o profissional.
Se a negociação com Roger Machado não vingar, o Internacional tem outras opções disponíveis no mercado: Fernando Diniz, Felipão, Vanderlei Luxemburgo, Cuca, Jair Ventura, Lisca, Marcelo Oliveira, Eduardo Barroca e Enderson Moreira.
Por que Eduardo Coudet foi demitido?
O Internacional anunciou a saída do treinador Eduardo Coudet em 10 de julho de 2024, após a derrota para o Juventude, no primeiro confronto da terceira fase da Copa do Brasil. No estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, o elenco verde superou o Colorado por 2 a 1.
A derrota na ida resultou na eliminação do Internacional. Na volta, as equipes empataram em 1 a 1, em Caxias do Sul. Com um gol de vantagem, o Juventude avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil.
Em nota, o clube gaúcho comunicou também a saída do auxiliar técnico Lucho Gonzalez, os preparadores físicos Octavio Manera e Guido Cretaria e o analista de desempenho Carlos Fernández. Aliás, o Internacional também agradeceu pelo serviço e desejou boa sorte para os profissionais.
Eduardo Coudet também treinou o Rosario Central, Tijuana, Racing, Celta de Vigo e o Atlético Mineiro. Como técnico, coleciona três títulos: o Campeonato da Argentina 2018/19; o Troféu de Campeões da Liga Profissional 2018/19; e o Campeonato Mineiro em 2023.