Início » Lutas » UFC » Beneil Dariush: estatísticas e trajetória do lutador no UFC

Beneil Dariush: estatísticas e trajetória do lutador no UFC

Publicado em:

Última atualização:

Beneil Khobier Dariush, ou simplesmente Beneil Dariush, é um dos lutadores americanos de artes marciais mistas mais importantes atualmente. Ele é um dos pesos-leves no Ultimate Fighting Championship, porém já lutou em outras categorias. A seguirm entenda sua trajetória e estatísticas até ocupar a 7ª posição no ranking dos pesos-leves do UFC.

Qual foi a trajetória de Beneil Dariush no UFC?

Beneil nasceu no Irã e foi naturalizado nos Estados Unidos, tendo sido criado por pais cristãos assírios em uma fazenda. Foi aos seus nove anos que o lutador migrou para os EUA com sua família, onde já tinha diversos parentes. Por conta da sua conexão com religião, ele frequentemente menciona suas crenças em suas lutas de UFC.

Seu primeiro contato com a luta não foi com o UFC. Ele primeiro lutou no jiu-jitsu brasileiro, começando em 2007, conquistando sua faixa preta em apenas cinco anos. Beneil fez sua estreia no UFC em 15 de janeiro de 2014, no UFC Fight Night 35. 

Ele estava programado para enfrentar Jason High. No entanto, High foi forçado a sair da luta devido a uma apendicite e foi substituído pelo veterano Charlie Brenneman. Dariush venceu a luta por finalização no primeiro round. Dariush retornou três meses depois, perdendo para Ramsey Nijem. Ele sofreu nocaute técnico no primeiro round em 11 de abril de 2014, no UFC Fight Night 39.

Dariush iria enfrentar Anthony Rocco Martin em 2 de agosto de 2014, no UFC 176. Porém, o evento foi cancelado, e a luta foi remarcada para 23 de agosto no UFC Fight Night 49. Dariush venceu por finalização no segundo round durante esse evento.

Lutas de Beneil em 2023-24

Beneil enfrentaria Charles Oliveira em 6 de maio de 2023, no UFC 288. No entanto, Oliveira foi forçado a sair do evento devido a uma lesão. A luta foi remarcada para 10 de junho de 2023, no UFC 289. Dariush perdeu a disputa no primeiro round, sendo finalizado com ground and pound.

Em seguida, ele enfrentou Arman Tsarukyan em 2 de dezembro de 2023, no UFC on ESPN 52, tendo perdido a luta por nocaute no primeiro round. Até agora, Dariush não possui lutas marcadas para 2024.

Quais são as estatísticas do lutador até agora?

O lutador é o sétimo colocado no ranking dos pesos-leves do UFC. Além disso, o lutador possui 22 vitórias em sua carreira e seis derrotas. Suas vitórias são compostas por mais decisões de juízes do que outra estatística, totalizando 41%. Outros 23% são compostos por nocaute técnico e 36% por finalizações.

Além disso, ele já passou por um empate com Evan Dunham em outubro de 2017. Fora isso, o lutador conta com vários prêmios do jiu-jitsu brasileiro:

  • Campeão Mundial No Gi (2010 faixa marrom, 2009 faixa roxa absoluto, 2008 faixa azul)
  • Campeonato Mundial No Gi (2010 faixa marrom absoluto)
  • Campeonato Pan-Americano (2009 faixa azul)
  • Vice-campeão Mundial (2012 faixa marrom, 2010 faixa roxa, 2009 faixa azul)
  • Vice-campeão Pan-Americano (2010 faixa marrom peso e absoluto)
  • 3º lugar no Campeonato Mundial (2009 faixa azul absoluto)
  • 3º lugar no Campeonato Mundial No Gi (2009 faixa roxa)
  • 3º lugar no Campeonato Pan-Americano (2011 faixa marrom)