A Seleção da Sérvia nunca venceu a Copa do Mundo ou a Eurocopa. O país não é a maior potência do futebol, mas o campeonato nacional tem boas equipes, como o TSC Backa Topola, que proporcionam disputas acirradas durante a temporada. Então, conheça a história do time, as conquistas e saiba quem são os jogadores.
História do TSC Backa Topola
Em 1912, o primeiro clube de futebol da cidade de Backa Topola, na Sérvia, foi fundado: o Topolya Sports Club. Com a chegada de patrocinadores, o time garantiu melhorias internas e externas, como a primeira bola.
Posteriomente, em 1930, o grupo mudou o nome para JAK (Clube Atlético Iugoslavo), além do próprio estádio para os atletas praticarem.
A partir de 1942 o elenco começou a disputar a Segunda Liga. O que chama a atenção é que o clube continuava a mudar o nome, passando de “Egység” e “Topolya” para “AIK Backa Topola”. Em 1974, alcançou o tão esperado acesso para a Liga da Iugoslávia.
Em seguida, em 2003, o time teve de ser desfeito após problemas financeiros. Retornou as atividades em 2005, sob a identidade de “FC Backa Topola”. Na Liga Vojvodina, os jovens venceram as temporadas 2005/06 e 2006/07, enquanto os profissionais sagram-se campeões do Grupo “Norte” na liga.
O TSC Backa Topola venceu a segunda divisão em 2018/19 e, no ano seguinte, subiu para a primeira divisão do Campeonato Sérvio. Desde então, o elenco tem sucesso em se manter na elite do futebol sérvio. Em 2023, disputou a fase de grupos da Liga Europa pela primeira vez.
Quantos títulos o time sérvio tem?
É fato que o Backa Topola é um dos clubes mais tradicionais da Sérvia. Por outro lado, o time ainda não possui um título de expressão no futebol nacional. Presente na primeira divisão desde 2019, o grupo sonha com o dia em que vai comemorar a conquista junto aos torcedores.
Ao visitar a página de troféus no site oficial do TSC, é possível ver o desenho de 15 taças em uma estante. Cada uma delas é referente a torneios amistosos ou celebrações de momentos especiais para o time; por exemplo, quando avançou da terceira para a segunda divisão, ou até para a elite. Três placas também estão disponíveis, mas são presentes de aniversário e outros feitos da sua história.
Agora, confira todos os títulos do TSC Backa Topola:
- Segunda Divisão do Campeonato Sérvio – 2018/19
- County Champion – 1939
- Copa da Iugoslávia – 1988
Desempenho em competições europeias
O TSC já disputou as eliminatórias da Liga dos Campeões e a fase de grupos da Liga Europa. Apesar da notável diferença de investimentos e títulos com os adversários, o time mostrou boas atuações.
Durante a fase eliminatória da Liga Europa em 2020/21, o Backa Topola venceu o Petrocub Hincesti (da Moldávia) por 2 a 0. Depois, na segunda rodada, perdeu nos pênaltis para o Steaua București (da Romênia).
Em 2023/24, o Backa participou da terceira rodada eliminatória da Liga dos Campeões, mas sofreu goleada do Braga (Portugal) de 7 a 1 no agregado. Mesmo com o resultado ruim, o elenco se classificou para a fase de grupos da Liga Europa.
No grupo A da Liga Europa, enfrentou o West Ham, Freiburg e Olympiacos em seis rodadas: perdeu cinco e empatou um. Com apenas um ponto, se despediu do torneio na primeira fase.
Elenco completo do TSC Backa Topola
O atual elenco do TSC Backa Topola é composto por 25 jogadores, sendo que destes quatro são estrangeiros da Hungria, Camarões, Croácia e Alemanha. No total, são três goleiros, dez defensores, sete meias e cinco atacantes.
Em toda a história, Leandro Pinto é o único brasileiro a vestir a camisa do time. De acordo com o portal Transfermarkt, o zagueiro foi revelado pelo Olympiacos, mas também defendeu o Doxa Dramas, AEL Kalloni, PAS Giannina, PAS Lamia, AE Larisa, AO Trikala, Doxa Katokopias, Proleter e o Radnik.
Este é o plantel do Backa Topola no momento:
Goleiros:
- Nikola Simic, Veljko Ilic e Nemanja Jorgic
Defensores:
- Matija Popovic, Macky Bagnack, Dusan Stevanovic, Aleksa Pejic, Stefan Jovanovic, Mateja Djordjevic, Nemanja Petrovic, Luka Capan, Vukasin Krstic e Jovan Vlalukin
Meias:
- Milan Radin, Ivan Milosavljevic, Petar Stanic, Nikola Kuveljic, Djordje Gordic, Ifet Djakovac e Milos Vulic
Atacantes:
- Sasa Jovanovic, Marko Lazetic, Milos Pantovic, Bence Sós e Aleksandar Cirkovic
