A La Bombonera é o atual estádio do Boca Juniors, um dos maiores times de futebol da Argentina, e tem seu nome em homenagem ao ex-presidente Alberto José Armando. No entanto, seu apelido nasceu por seu formato semelhante ao de uma caixa de bombons, que inclusive foi o presente do clube ao arquiteto do estádio.
Desse modo, a forma retangular do estádio teve de acontecer por conta do espaço reduzido que destinaram à sua construção, que iniciou-se em 1923 e levou o arquiteto José Luiz Delpini a encontrar uma solução, que foi criar três anéis de arquibancadas, de modo que os espectadores do terceiro anel devem olhar para baixo para ver o jogo com clareza.
O estádio fica em Buenos Aires, na Argentina, mais especificamente no bairro portenho de La Boca e também conta com o Museu da Paixão Boquense, que está incluído na visita turística guiada que o clube oferece junto da tour pelo La Bombonera.
História do estádio do Boca Juniors
Depois que sua construção se iniciou em 1923, o então presidente do Boca Juniors, Camilo Cichero, concluiu as obras e batizou o estádio com seu próprio nome.
A inauguração aconteceu em 25 de maio de 1940, em uma partida entre o Boca e o San Lorenzo, que terminou na vitória do mandante por 2 a 1 e teve o primeiro gol pelos pés de Ricardo Alarcón no amistoso.
Em 1952 ocorreu a instalação de iluminação para jogos noturnos. Depois disso, seu próximo grande marco foi sua penhora, que aconteceu em 1984 por conta de uma crise financeira que impactou o clube de uma maneira muito forte.
Doze anos depois, em 1996, o então presidente Mauricio Macri aprovou a construção de camarotes VIPs e em 2001 o estádio recebeu o novo nome de Alberto J. Armando, em homenagem ao outro megaempresário e político que foi presidente da instituição nos anos de 1970.
Recentemente, o exterior do estádio foi pintado em afrescos — uma técnica de pintura em paredes e tetos de gesso — pelas mãos de Pérez Celis, que buscou retratar a paixão dos torcedores e outros aspectos da vida cotidiana do bairro La Boca, especialmente o dia-a-dia dos imigrantes italianos.
Polêmica no estádio
Em 1983, durante um jogo do Torneio Metropolitano entre Boca Juniors e Racing, um sinalizador naval lançado pela torcida organizada do Boca, conhecida como La Doce, atravessou o campo atingindo Roberto Basile, torcedor do Racing, de 26 anos, e matou-o imediatamente.
Porém, mesmo com o incidente a partida não parou para evitar maiores tumultos e terminou em um empate de 2 a 2.
Dimensões do estádio do Boca Juniors
O estádio possui capacidade para 54.000 espectadores e possui um gramado com grama natural em que o campo segue as medidas mínimas que a FIFA permite, ou seja, 105m x 68m.
Já os preços para visitar o estádio do Boca Juniors variam em torno de R$78,80 para adultos e R$66,60 para crianças de 5 a 10 anos em agências de turismo que atuam em Buenos Aires.
Porém, também pode-se adquirir os ingressos no próprio site do Boca Juniors.