Considerado por muitos um dos times com o projeto mais estruturado do continente sul-americano, o estádio do Independiente Del Valle também tem sido alvo de elogios desde suas últimas reformas. Com um bom gramado para um estilo de jogo rápido, o Estádio Banco Guayaquil tem capacidade para mais de 12 mil espectadores e se localiza a 12km do centro de Quito, no Equador.
Com a arena a mais de 2500 metros de altura no nível do mar, a CONMEBOL não permite sua utilização nas partidas decisivas dos torneios continentais. Ainda assim, utilizaram seu espaço para a partida de ida da Recopa de 2023, na qual o time venceu o Flamengo por 1 a 0 com gol de Mateo Carabajal. O clube ainda levou o torneio para casa ao vencer o rubro-negro nos pênaltis em pleno Maracanã.
Quer saber mais sobre a história do estádio do Independiente Del Valle? Então acompanhe a leitura do artigo para saber mais sobre sua criação e os principais pontos de destaque.
Conheça o estádio do Independiente Del Valle
Fundado oficialmente em 18 de fevereiro de 2021, o estádio do Independiente Del Valle foi projetado para aumentar a capacidade total de torcedores na arena. Em expansão nos últimos anos, a equipe equatoriana antes enviava seus jogos para espaço de até sete mil lugares.
Foi o gerente geral Santiago Morales o responsável por estruturar o local. Vale destacar também que a arena foi a primeira do país a ter naming rights, se chamando Banco Guayaquil. O acordo com a empresa pelos direitos de nome é até 2026. Além disso, o terreno fica na mesma região que o CT do clube, nas proximidades da capital, Quito.
O estádio do Independiente Del Valle tem espaço para 12 mil torcedores, com custo total estimado de US$ 12 milhões (cerca de R$ 64,5 milhões). A estrutura é dividida em setores sul, oeste e leste, além de contar com:
- 30 camarotes;
- 12 cabines de imprensa;
- três áreas de lazer;
- quatro vestiários;
- sala de transmissões;
- sala para eventos sociais;
- sala de coletiva de imprensa;
- 1500 vagas de estacionamento;
- museu do clube;
- ar condicionado frio em todas essas áreas.
Vale destacar que o time da casa fez o gol inaugural do Banco Guayaquil no dia 20 de março de 2021, na quinta rodada do Campeonato Equatoriano. O responsável foi o meio-campista Lorenzo Faravelli, que atualmente joga no Cruz Azul, do México.
O ponto auge e de maior atração do estádio do Independiente Del Valle até aqui foi a possibilidade de receber a partida de ida da Recopa 2023, quando recebeu o Flamengo, então vencedor da Libertadores e colocado em terceiro lugar no Mundial de Clubes. Aliás, é importante ressaltar que os brasileiros elogiaram muito o local, mesmo perdendo a partida por 1 a 0.
Temporada atual
Na temporada atual, o estádio do Independiente Del Valle tem ajudado o time a ficar em primeiro lugar no Campeonato Equatoriano. Com 35 pontos em 15 partidas, a equipe ainda não perdeu no torneio local e está com 10 vitórias e cinco empates.
Em julho o clube enfrenta o Boca Juniors para decidir quem continua sonhando com a Copa Sul-Americana de 2024.