Revelado no Goiás, Thiago Mendes acumulou estatísticas interessantes pelos cinco clubes que já defendeu. Desde 2010, o meia jogou pelo Esmeraldino, bem como São Paulo, Lille e Lyon, estando atualmente no Al-Rayyan.
Desenvolvidas desde cedo, suas habilidades se adaptaram aos sistemas de cada equipe, o que impulsou sua melhora gradual. Fique conosco e saiba mais sobre o jogador!
Carreira de Thiago Mendes
Goiás
Thiago Mendes começou sua carreira no Goiás em 2003. O jogador ficou até 2010 nas categorias de base do clube goiano antes de subir para o profissional.
Aliás, o meia foi relacionado para uma partida do Esmeraldino no dia 05 de dezembro daquele mesmo ano, a qual culminou em um empate com o Corinthians por 1 a 1.
No entanto, ele só estreou na 26ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano seguinte, sendo que só viria a ser titular com constância a partir de 2012 sob o comando de Enderson Moreira.
São Paulo
Os anos seguintes firmaram Thiago Mendes como um dos principais prospectos do Goiás, o que fez com que rivais de São Paulo disputassem sua contratação.
Em dezembro de 2014, então, o Tricolor Paulista venceu a batalha contra o Palmeiras e levou o jogador para o Morumbi. Essa foi a melhor contribuição do meia em sua carreira até agora, considerando não só quantidade de partidas, como gols e assistências.
Carreira fora do Brasil
Entretanto, mesmo com um ótimo desempenho no São Paulo e carinho da torcida, Thiago Mendes optou por deixar o Brasil. Seu destino seria o Lille, da França, onde passou duas temporadas.
Posteriormente, seu momento na Europa rendeu uma valorização alta de seu futebol, uma vez que ele trocou a atual equipe pelo rival de Campeonato Francês. Comprado por oito milhões de euros, Thiago chegou ao Lyon custando 25 milhões de euros. O jogador caiu nas graças da torcida por sua eficiência e gols importantes, mesmo sendo poucos.
Atualmente, Thiago Mendes defende as cores do Al-Rayyan, do Catar.
Estatísticas de Thiago Mendes
Em 14 anos de carreira, Thiago Mendes acumulou estatísticas interessantes pelos clubes que passou. Na soma total, são 497 jogos, 23 gols e 34 assistências por cinco equipes diferentes.
Porém, separando os números de forma individual, o seu melhor desempenho foi mesmo no São Paulo. De 2015 a 2017, ele acumulou 142 partidas e marcou 11 gols, além de dez assistências.
Aliás, essa passagem foi a maior de Thiago antes de completar 143 jogos pelo Lyon.
Voltando ao passado para as estatísticas de Thiago Mendes no Goiás, o meia jogou 125 partidas, tendo anotado cinco gols e quatro assistências.
Ademais, o meia ficou na equipe de 2010 a 2014 antes de se transferir para o São Paulo. Posteriormente às contribuições no Brasil, ele foi para o Lille, onde acumulou 71 jogos, quatro gols e oito assistências.
Depois, Thiago Mendes continuou acumulando estatísticas na França, porém no Lyon. Por lá, ele teve as 143 partidas mencionadas anteriormente, mas foram dois gols e 11 assistências. Por fim, o meia disputou 16 partidas e marcou um gol e uma assistência pelo Al-Rayyan.
Possível retorno ao Brasil
Nos últimos dias, Thiago Mendes tem sido apontado como mais um entre vários jogadores que devem retornar ao Brasil.
De acordo com informações, o São Paulo, seu ex-clube, é o primeiro candidato a reintegrá-lo ao elenco. As informações divulgadas incluem ainda o valor de três milhões de euros que seria pago ao Al-Rayyan.