Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Bocha Paralímpica: saiba mais sobre a modalidade e quantas medalhas o Brasil tem

Bocha Paralímpica: saiba mais sobre a modalidade e quantas medalhas o Brasil tem

Publicado em:

Última atualização:

Os Jogos Paralímpicos contam com 22 modalidades, incluindo a bocha. O esporte faz parte do programa desde 1984, em Nova York, com a participação de cinco países e homens e mulheres. Sendo assim, saiba como funciona a bocha paralímpica e quantas medalhas o Brasil tem.

A bocha surgiu na Grécia antiga. Segundo o Comitê Paralímpico Internacional, um dos confrontos de bocha mais famosos da modalidade foi realizado por Sir Francis Drake e Lord Howard em Plymouth, na Inglaterra, em 1588. Era jogado apenas por pessoas com paralisia cerebral, mas passou a contar também com atletas com deficiências severas.

Inicialmente, a modalidade era disputada na grama, com o nome de “lawn bowls”. Apenas em 1984 a verdadeira bocha que conhecemos fez a sua estreia em Jogos Paralímpicos, com a participação de 19 atletas, homens e mulheres, de Canadá, Dinamarca, Grã-Bretanha, Portugal e Estados Unidos.

Como funciona o jogo de bocha paralímpica?

A bocha paralímpica é um jogo de estratégia praticado por homens e mulheres com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas. Ao lançar as bolas coloridas na pista, é necessário deixá-las perto da branca. Ganha quem obter o melhor saldo e ficar mais próximo da bolinha branca. Em Jogos Paralímpicos, o esporte tem três categorias: individual, duplas e por equipes.

Todos os atletas competem na bocha em cadeiras de rodas. Para lançar as bolas, segundo o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), os atletas podem usar as mãos, pés e instrumentos de auxílio. Com a ajuda do calheiro, profissional destinado a auxiliar os participantes, os atletas tetraplégicos utilizam faixas ou capacetes na cabeça com uma agulha na ponta para realizar a prova.

Existem quatro classes entre os esportistas da bocha paralímpica, de acordo com o grau da sua deficiência, segundo o CPB:

BC1 – atletas que tem a opção de auxílio para ajustar a cadeira ou entregar a bola.

BC2 – Atletas que não podem receber assistência

BC3 – Classe de atletas com deficiências muito severas. Aqui, eles podem utilizar instrumentos e até receber ajuda.

BC4 – Atletas com outras deficiências severas, mas que não recebem ajuda.

Desempenho do Brasil na bocha

O Brasil tem 12 medalhas na bocha paralímpica, sendo seis ouros, duas pratas e quatro bronze.

Em Toronto 1976, Robson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos conquistaram a prata na disputa em duplas, a primeira medalha da história do país na modalidade. No entanto, o ouro só veio em Pequim 2008, com Dirceu no individual, e em duplas com Dirceu e Eliseu Santos, além do bronze de Eliseu Santos.

Em Londres 2012, o Brasil obteve três medalhas de ouro, com Dirceu Jose Pinto e Maciel Sousa Santos no individual, e em dupla com Dirceu e Eliseu dos Santos. Além disso, Eliseu também ficou com o bronze no individual.

No Rio de Janeiro 2016, foi a vez das mulheres subirem ao pódio: Antônio Leme, Evelyn de Oliveira e Evani Soares ganharam o ouro em equipes, além da prata também por equipes com Eliseu dos Santos, Dirceu Pinto e Marcelo dos Santos.

Por fim, em Tóquio 2020, o Brasil conquistou dois bronzes individuais, com José Carlos Chagas e Maciel Santos.

Então, veja o resumo das vitórias do Brasil na bocha paralímpica:

  • Medalhas do Brasil na bocha paralímpica:
  • 12 medalhas (6 ouros, 2 pratas e 4 bronzes)
  • Edições: Toronto 1976, Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020
  • Masculino: Robson Sampaio de Almeida, Luiz Carlos “Curtinho”, Dirceu Pinto, Eliseu dos Santos, Maciel Sousa Santos, Antônio Leme, Marcelo dos Santos e José Carlos Chagas
  • Feminino: Evelyn de Oliveira e Evani Soares

Em Paris 2024, o Brasil tem potencial para alcançar o pódio na modalidade.