Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Esgrima em Cadeira de Rodas: como funciona e qual é sua origem?

Esgrima em Cadeira de Rodas: como funciona e qual é sua origem?

Publicado em:

Última atualização:

Um dos principais esportes dos Jogos Paralímpicos é a esgrima em cadeira de rodas. Esse esporte é feito para atletas com deficiência motora e pode ser disputado solo ou em equipes. Em outras palavras, ele é direcionado para quem precisa do uso de cadeira de rodas.

Além disso, conta com as categorias masculina e feminina. Vamos entender mais um pouco sobre essa modalidade.

Qual é a origem da Esgrima em Cadeira de Rodas?

Foi o médico alemão Ludwig Guttmann que introduziu essa modalidade em 1953 para cadeirantes. Sendo assim, ela é considerada uma das mais tradicionais nas Paraolimpíadas. Em 1960, logo na primeira edição em Roma, já haviam disputas de esgrima entre homens e mulheres usando cadeiras de rodas .

As regras dessa modalidade estão sempre em mudança desde sua criação. A técnica foi se aprimorando ao longo dos anos, portanto é comum terem mudanças ao longo das décadas. 

Guttmann queria uma forma de recuperar pacientes com lesões na medula espinhal. Isso ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, quando várias pessoas apareciam com deficiência motora após batalhas.

Como funciona a Esgrima em Cadeira de Rodas?

Uma das regras básicas dessa modalidade é que ela só pode ser disputada por aqueles com deficiência motora. Portanto, a modalidade é administrada pelo Comitê Executivo de Esgrima e o Comitê Paraolimpíco Internacional, com regras da FIE (Federação Internacional de Esgrima).

As deficiências consideradas elegíveis para participar dessa modalidade são:

  • Ortopédica
  • Paraplegia
  • Tetraplegia
  • Hemiplegia
  • Paralisia cerebral
  • Problemas neurológicos degenerativos
  • Deficiências neurológicas

Além disso, as regras no geral são as mesmas que da modalidade Olímpica. A maior diferença é que os atletas utilizam apenas a parte superior dos seus corpos durante as partidas. Outro ponto é que a distância entre eles é definida por quem tiver o menor alcance do braço.

Assim, os atletas devem ser posicionados conforme sejam destros ou canhotos. Além disso, eles seguram a sua arma durante a partida com uma das mãos e usam a outra para segurar a cadeira.

Qual é o objetivo desse esporte?

Assim como no esporte das Olimpíadas, os atletas precisam usar sua coordenação motora e agilidade. Além disso, uma grande parte do esporte é o raciocínio. Os atletas estão sempre julgando o momento certo e a quantidade de ataques assim como os movimentos defensivos corretos.

No geral, o objetivo é o mesmo: o atleta precisa tocar o adversário com a ponta da arma sem ser tocado. Portanto, o que conta muito é a agilidade, a própria defesa e a análise para entender os movimentos do adversário.

Além disso, na esgrima em cadeiras de rodas, a coordenação e força no braço contam muito. Além de estar com a arma, os atletas precisam se direcionar usando a cadeira. Por isso, usando apenas uma mão, precisam ter uma boa coordenação para vencer a luta.