Início » Apostas Esportivas » Olimpíadas » Silvânia Costa: quais são as conquistas e medalhas na carreira da atleta?

Silvânia Costa: quais são as conquistas e medalhas na carreira da atleta?

Publicado em:

Última atualização:

Silvânia Costa é um dos principais nomes brasileiros nas Paralimpíadas atualmente. Sendo assim, a atleta possui uma carreira cheia de conquistas e medalhas para mostrar. Vamos entender um pouco sobre a trajetória da atleta paralímpica bicampeã brasileira e recordista mundial.

Como Silvânia Costa começou sua carreira?

Desde que era criança a atleta tem uma enfermidade conhecida como Doença de Stargardt, por consequência sua visão regride aos poucos. O seu primeiro encontro com os esportes aconteceu quando fez 18 anos, sendo uma ferramenta para a Silvânia se inserir socialmente em lugares. 

Com apenas 19 anos acumulava dívidas na época e estava cuidando de um bebê. Eventualmente ela perdeu seu emprego por causa da diminuição progressiva da visão. Por conta disso, ela decidiu se juntar a uma corrida de rua em Campo Grande. Nela, ela ganhou o prêmio de 300 reais e conseguiu pagar o que queria.

Desde então ela fez história sendo referência no salto em distância feminino T11. Além dela, o irmão da atleta, Ricardo Costa de Oliveira, também participa das Paralimpíadas. Ele também possui uma deficiência visual e compete na mesma categoria de salto em distância.

Quais são as conquistas e medalhas da atleta?

Desde que começou na carreira, Silvânia participou de diversos eventos, inclusive as Paralimpíadas. Durante os Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, no Rio de Janeiro, ela levou a medalha de ouro. Foi uma medalha que ganhou representando seu país na categoria salto paralímpico em distância feminino T11.

Além disso, ela também levou a prata no revezamento 4x100m feminino. Porém, um fato importante era que a atleta estava participando sem saber que estava grávida de 3 meses. Pulando para 2019, Silvânia se envolveu em uma polêmica. Ela foi flagrada durante um exame antidoping ao testar positivo para uma substância proibida.

Por consequência, a atleta ficou afastada por 20 meses e, com isso, sua preparação para Tóquio em 2020 foi prejudicada. Isso fez com que ela perdesse muitos patrocinadores e até condição física para o evento, voltando aos treinos somente cinco meses antes da Paralimpíada de Tóquio 2020.

Apesar de tudo isso, ela conseguiu repetir sua medalha de ouro no salto em distância para deficientes visuais. Sendo assim, essas 3 medalhas podem ser consideradas as principais conquistas da carreira de Silvânia Costa.

A atleta vai estar em Paris 2024?

Até o momento não existe confirmação da presença da recordista mundial nos Jogos de Paris em 2024. Os jogos começam no dia 26 de julho de 2024, em um domingo, e vão até o dia 11 de agosto de 2024. Portanto, precisamos aguardar algum pronunciamento da Silvânia Costa ou sua equipe.

Por enquanto podemos só torcer que a atleta estará presente para representar nosso país. Uma vez que Silvânia Costa pode levar a medalha de ouro pela quarta vez, se participar em 2024.