Início » Futebol » Campeonato Italiano » Dono do Milan: saiba quem comprou o clube 

Dono do Milan: saiba quem comprou o clube 

Publicado em:

Última atualização:

Em dezembro de 2023, o dono do Milan, Gerry Cardinale, foi alvo de notícias. Isso porque publicou uma carta em que admitia sua insatisfação com os resultados do clube na Série A da Itália, a Série A TIM, e na Liga dos Campeões da UEFA.

Mas, tecnicamente, os direitos de propriedade do Associazione Calcio Milan pertencem ao RedBird Capital Partners. Esse é um fundo de investimentos norte-americano que Cardinale comanda como CEO e do qual é fundador.

Portanto, ele também precisou contar com uma lista de investidores que ajudaram esse negócio a acontecer. Entre eles, aparecem nomes populares como o de Drake e LeBron James. Inclusive, a RedBird também é acionista da SpringHill — empresa associada a LeBron — e do Fenway Sports Group, que controla o Liverpool e o Boston Red Sox, time de baseball da MLB

Falando em baseball, o RedBird também é proprietário do New York Yankees. Nesse caso, sua participação na compra foi minoritária, e aconteceu em 2022 por cerca de 1,2 bilhões de euros.

O novo dono do Milan: RedBird Capital Partners

Com apenas 10 anos, o fundo de investimentos RedBird Capital Partners nasceu em 2014, depois que o ex-sócio e líder de investimentos da Private Equity fundou a empresa. Atualmente, ela administra mais de 10 bilhões de dólares.

Dito isso, por mais que realize grandes investimentos na área do esporte, a companhia também movimenta milhões de dólares em outros setores como o de serviços financeiros, tecnologia, mídia e telecomunicações. 

Ou seja, seus objetivos não se limitam a um setor ou possuem uma estratégia clara de investimento. Nela, o método consiste na distribuição de receita com base no crescimento econômico em longo prazo.

Sendo assim, a RedBird procura focar no desenvolvimento de outras companhias privadas ao oferecer estratégias para alcançar um alto nível de qualidade e performance.

Além de o fundo ser o dono do Milan, também é parceiro minoritária na gestão da Fenway Sport Group, dona do Liverpool, e do FC Toulouse. Nesse clube, comprou 85% das ações depois da promoção para a Ligue 1 em 2020.

A empresa também tem participação em outros esportes, como: no Boston Red Socks, do beisebol; no Pittsburgh Penguins, no hóquei no gelo; e também da nova United Football League (UFL), feita da junção da XFL e da USFL.

Quem era o dono anterior? 

Antes da RedBird Capital Partners, o dono do Milan era a Elliott Investment Management. A empresa norte-americana de gestão de investimentos é também um dos maiores fundos ativistas do mundo. 

A aquisição ocorreu depois que o antigo proprietário Li Yonghong, um empresário chinês, deixou de pagar uma dívida de 415 milhões de euros com a empresa. Porém, Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro italiano e empresário que foi dono do Milan entre 1986 e 2017, foi o proprietário de maior destaque.