Início » Futebol » La Liga » História, curiosidades e estatísticas do Getafe Club de Fútbol

História, curiosidades e estatísticas do Getafe Club de Fútbol

Publicado em:

Última atualização:

Muito embora o Getafe Club de Fútbol que os torcedores conhecem hoje, que terminou a última temporada da La Liga em 12º lugar, tenha surgido nos anos 1980, a história do time espanhol é bem mais antiga, remontando ao início do século 20. Desde aquele tempo, havia a vontade de criar um time em uma vila localizada na região de Madrid, na Espanha. Assim, na década de 1920, surgiu uma pequena equipe esportiva – que não foi muito adiante por questões financeiras.

Em seguida, fatos como a Guerra Civil espanhola e a Primeira Guerra Mundial impediram que o time de futebol voltasse a atuar. Foi somente em dezembro de 1945 que cinco torcedores daquela antiga equipe de futebol se reuniram para trazer o time de volta à vida. E em fevereiro de 1946, o Getafe Deportivo Club foi oficialmente criado, com o apoio de 700 associados.

O (re)nascimento do Getafe Club de Fútbol

Ao longo das décadas seguintes à sua fundação, o Getafe Deportivo Club se firmou de vez no futebol espanhol, mas sem alcançar grandes realizações. Para piorar, a Federação Castellana havia confiscado os troféus do clube como forma de pagamento das dívidas que ele tinha. Assim, em 1983, o Club Deportivo Peña Getafe e uma subsidiária do Club Getafe Deportivo se uniram para que o Getafe Football Club nascesse.

O que para alguns parecia apenas uma mudança de nome foi, na verdade, uma verdadeira reestruturação do time. Da presidência do clube ao técnico, novos nomes assumiram diversos cargos, fazendo com que o Getafe desse início a um caminho ascendente. Na década de 1990, o clube subiu para a segunda divisão, mas a maior conquista até então veio em 2004, quando a equipe alcançou sua grande meta: a chegada à primeira divisão do futebol da Espanha. 

Na temporada de 2016/17, os Azulones ainda amargaram um rebaixamento para a La Liga 2, porém, se recuperaram na campanha seguinte, retornando rapidamente a elite do futebol espanhol.

Rivais, artilheiros e curiosidades sobre o Getafe

Como todo bom time de futebol, o Getafe Club de Fútbol também tem sua história de rivalidade. E no caso dos Azulones, seu inimigo é o Club Deportivo Leganés, oriundo da região metropolitana de Madrid. O primeiro clássico envolvendo as duas equipes foi em 1948, valendo pela Segunda Regional Ordinária. Na ocasião, foi o Getafe quem levou a melhor, vencendo por 4 a 1. No entanto, reza a lenda que a rivalidade é mais antiga, vinda dos tempos do Getafe Deportivo Club. 

A casa do Getafe se chama Coliseu Alfonso Pérez, e foi inaugurada em 1998. Com espaço para 16.500 torcedores, o estádio possui gramado natural medindo 106 metros de comprimento por 69 metros de largura.

Por fim, o artilheiro do clube é o atacante Jorge Molina, que atuou no time entre 2016/17 e 2019/20. Molina marcou 52 gols defendendo a camisa dos Azulones. Já o uruguaio Damián Suárez – que atualmente joga no Botafogo – é quem mais vezes entrou em campo pelo Getafe. Foram 295 partidas nas quase 10 temporadas em que jogou no time espanhol entre 2015/16 e o início de 2024. 

Estatísticas e títulos

Desde sua reestruturação em 1983 até a temporada 2023/24 do futebol europeu, o Getafe Club Fútbol entrou em campo 1399 vezes, incluindo o período em que esteve na segunda divisão. Ao todo, o time celebrou 451 vitórias, encarou 387 empates e lamentou 561 derrotas. 

Na campanha de 2023/24, o Getafe terminou a liga espanhola em 12º lugar, alcançado 43 pontos, com 10 vitórias, 13 empates e 15 derrotas nos 38 jogos do campeonato que teve o Real Madrid como vencedor. Além disso, o clube avançou até as oitavas de final da Copa del Rey, quando caiu após perder por 3 a 1 para o Sevilla. A melhor pontuação do time na primeira divisão foi em 2018/19, quando terminou a La Liga na quinta posição. 

Ao longo de sua história desde a reestruturação, o time nunca conquistou nenhum título.