Para muitos amantes do futebol, o El Sadar, estádio do Osasuna, é a melhor arena do mundo. Com pouco investimento para sua construção, mas fiel às tradições locais e com bom índice de lotação, os torcedores dos Rojillos apreciam muito o local. Além disso, desde sua reinauguração em 2021, o time vem apresentando bom desempenho no espaço.
Para melhor noção, na temporada 2022-2023, o clube chegou até mesmo a ficar na sétima posição do campeonato espanhol. Sua performance foi de 53 pontos, com 15 vitórias, 8 empates e 15 derrotas. Assim, a equipe chegou a ficar na frente de Sevilla, Celta de Vigo, Valencia, Athletic Bilbao e Mallorca. Na campanha atual, contudo, o time ficou em 11º na tabela, com 45 pontos acumulados.
Quer saber mais sobre o El Sadar? Então acompanhe a leitura do artigo e veja por que elegeram o estádio do Osasuna como uma das melhores arenas do mundo, superando até mesmo o Santiago Bernabéu e o Camp Nou.
Conheça tudo sobre o estádio do Osasuna
O estádio do Osasuna foi inaugurado em setembro de 1967. Com uma capacidade para comportar cerca de 23.283 mil pessoas, o local foi se deteriorando com o passar do tempo, precisando de diversas reformulações. Para melhor noção, o local chegou até mesmo a não cumprir os requerimentos básicos da Liga Profissional de Futebol da Espanha.
Com isso, em 2019 o El Sadar passou pela sua última transformação, que o colocou no patamar das grandes arenas de todo o mundo. Ao preço de apenas 23 milhões de euros, os Rojillos terminaram todo o processo em setembro de 2021, trazendo diversas mudanças para o local. O atual projeto arquitetônico tem como principal objetivo melhorar a experiência da torcida e dos atletas do Gorritxo.
Entre os pontos de destaque do estádio do Osasuna, o que mais chama a atenção é o da própria arquibancada. Tendo uma inclinação de 40º para o campo, quem vai à arena tem a sensação de estar a um passo do gramado. Isso vale para todos os três andares do local.
Além disso, o El Sadar foi o primeiro palco da Espanha a incluir no espaço do torcedor barras de proteção para que quem assista possa ficar de pé em segurança.
A direção dos Rojillos também pensou na inclusão para pessoas com deficiência, integrando elevadores e espaços exclusivos para PcD.
Todo o espaço da arena é de pressão para os adversários do Osasuna. Com mais de 20 mil sócios, o clube disponibiliza somente mil ingressos avulsos por partida para a torcida local. Isso mostra o caldeirão que se forma nos confrontos do time.
Mais detalhes do local
O estádio do Osasuna tem particularidades interessantes para a acústica do jogo. Tendo uma cobertura desenvolvida para rebater o som das arquibancadas direto para o campo, a arena já chegou a registrar 115.7 decibéis após fazer um gol. O som é comparado ao de um motor de avião.
Os detalhes do interior do El Sadar também são particulares. Ao lado do banco de reservas, há uma imagem do Santo Padroeiro de Pamplona, conhecido como São Firmino. Além disso, foi também o primeiro espaço da Espanha a implementar acesso biométrico para sócios, com a utilização de reconhecimento facial.