O Nottingham Forest é um dos clubes mais tradicionais da Inglaterra. Embora atualmente não brigue pelo topo da Premier League ou dispute títulos com outras equipes, sua história é cheia de grandes momentos. O time já teve lendas vestindo sua camisa e jogos que entraram para a história do futebol inglês. No caso, o palco que presenciou todos esses é o City Ground, estádio do Nottingham Forest. Um local que, para os fãs do Campeonato, vale a pena entender mais sobre.
Dito isso, leia o texto a seguir para ver como é o estádio e alguns dos grandes eventos que ele já sediou. Além disso, confira por que o Nottingham pensa em sair de lá.
Outros estádios do Nottingham Forest
Primeiramente, é importante mencionar que o City Ground foi a sétima casa da equipe em sua história. Os outros seis, segundo o site do próprio clube, eram:
- The Forest;
- Castle Ground, The Meadows;
- Trent Bridge;
- Parkside Ground;
- Gregory Ground;
- Town Ground.
Como é possível perceber, o nome do novo estádio do Nottingham Forest é também inspirado nas antigas sedes. O clube mudou para lá em 3 de setembro de 1898 e realiza suas partidas no local desde então. O motivo da mudança foi com a intenção de lucrar, já que o clube pretendia explorar comercialmente seus jogos, algo que não era permitido nas arenas anteriores.
Estrutura e localização
No que se refere à estrutura do estádio do Nottingham Forest, ele possui lugares para 30.404 espectadores. O campo está situado na cidade de West Bridgford, o centro administrativo de Nottinghamshire. Foi construído do lado do rio Trent e, por isso, também é chamado de “Trentside” por vários torcedores.
Vale também destacar que o rival do Nottingham, o Notts County, possui o seu estádio, Meadow Lane, a apenas 275 metros de distância. Esse cenário é bem comum no futebol inglês. Everton e Liverpool, por exemplo, têm suas arenas bem próximas uma da outra.
Grandes duelos do estádio do Nottingham Forest
O lugar, até por ser antigo, já recebeu diversos compromissos importantes, tanto do Nottingham quanto de outras equipes. Todavia, alguns jogos acabam se destacando, como:
- Nottingham Forest vs Manchester United em 1967 (League Division One): jogo que marcou o maior público do estádio, com 49.946 torcedores;
- Nottingham Forest vs Blackburn Rovers em 1898 (League Division One): primeira partida oficial do estádio;
- Jogos do Grupo D da Eurocopa em 1996: partidas internacionais mais importantes que foram realizadas no campo.
Falta de modernidade
Embora o estádio do Nottingham Forest seja um dos mais tradicionais de toda a Premier League, é possível notar que, em comparação com outras arenas, existe uma diferença bem na infraestrutura. Isso, aliás, é um dos grandes motivos que fazem com que o clube pense em contruir um novo estádio mais atualizado.
Inicialmente, em 2020, era planejado que o City Ground iniciasse um processo de modernização. Todavia, devido a desafios financeiros e problemas na arquitetura do local, a operação havia sido postergada.
Dessa forma, após problemas que o clube teve com a Câmara Munipal da Cidade no início do ano, o presidente Tom Cartledge afirma que, caso nada mude, irão procurar um novo local.