Seis medalhas em Jogos Olímpicos refletem a excelência da Seleção Brasileira no vôlei masculino. O elenco é conhecido mundialmente por revelar grandes talentos, assim como Maurício Borges. O ponteiro de 2 metros tem uma extensa carreira em clubes e na equipe nacional. Desde a sua estreia na seleção principal, se firmou como titular.
O amor pelo vôlei vem de casa, já que a mãe, Marilda Borges, é ex-jogadora. Maurício começou a praticar o esporte no Colégio Marista Maceió, em Alagoas. Em 2005, o ponteiro teve a primeira experiência profissional no Minas Tênis Clube, além de fazer parte da seleção infanto-juvenil.
Conquistas de Maurício Borges na Seleção de vôlei
Se decidir parar de jogar vôlei hoje, Maurício Borges pode dizer que ganhou tudo com a Seleção Brasileira: da medalha de ouro em Olimpíadas até o Campeonato Sul-Americano. Parece fácil, mas a trajetória até o lugar mais alto do pódio é longa, principalmente em decisões contra grandes equipes dos mais variados continentes.
O ponteiro integra a Seleção desde 2010, aos 21 anos. Ao desempenhar bons resultados à frente de clubes, Maurício automaticamente era convocado para defender a equipe nacional ao lado de Lucarelli, Evandro Guerra, Bruninho e Wallace. Aos poucos, garantiu a posição e a confiança da comissão técnica, em especial Bernardinho.
O ápice da carreira foi vencer o ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Em casa, o elenco brasileiro se impôs e bateu a poderosa Itália na grande final por 3 sets a 0. Orgulhoso, Maurício registrou na pele o símbolo olímpico em forma de tatuagem para sempre se lembrar da conquista.
Você já sabe que Maurício é uma peça importante no elenco do Brasil de vôlei masculino. Dessa maneira, confira a lista completa de troféus do ponteiro ao longo dos anos:
- Olimpíadas 2016 – ouro
- Jogos Pan-Americanos 2011 e 2015 – ouro
- Liga das Nações 2021
- Copa do Mundo 2019
- Campeonato Sul-Americano 2017, 2019 e 2021
- Copa dos Campeões 2013 e 2017
- Liga Mundial Córdoba – ouro em 2010; prata em 2013, 2014, 2016 e 2017
- Campeonato Mundial – prata em 2014 e 2018
Títulos de Maurício em clubes profissionais
Para chegar à Seleção Brasileira, primeiro o atleta precisa atuar em clubes profissionais. Aliás, o processo de Maurício Borges não foi diferente. O ponteiro passou por times nacionais e internacionais até alcançar a convocação.
No Brasil, o jogador vestiu as cores do Minas, Pinheiros, Sada Cruzeiro, SESI São Paulo, SESC Rio, Taubaté e o Vôlei Renata. Na Europa, defendeu o Arkas Spor Izmir (Turquia), Callipo Sport (Itália), Asseco Resovia (Polônia) e Cerrad Enea (Polônia). O currículo de Maurício também tem breve experiência no Al Ahly, da Arábia Saudita.
Maurício disputou nove finais da Superliga e venceu três: uma com o Minas, outra com o Sada Cruzeiro e a última com o Taubaté. O ponta também faturou vice-campeonatos, enquanto no cenário internacional não subiu ao pódio. Se você chegou até aqui, é porque quer saber todas as conquistas do atleta.
Então, confira a lista de títulos de Maurício Borges em clubes:
- Superliga (Minas, Sada Cruzeiro e Taubaté) – 2006/07, 2011/12 e 2020/21
- Campeonato Sul-Americano (Sada Cruzeiro) – 2012
- Supercopa do Brasil (Taubaté) – 2020