Cria das categorias de base do River Plate, o jogador argentino Erik Lamela foi peça importante na história recente do Tottenham Hotspur. Por quase 10 anos, o atacante vestiu a camisa do time e participou de importantes confrontos pelo time britânico.
Antes de brilhar na terra da Rainha, no entanto, Lamela chegou ao futebol europeu por meio do Roma. Ele atuou por apenas duas temporadas no time italiano, entre 2011 e 2013. Antes disso, a experiência do jogador se resumia às categorias de base e, posteriormente, ao elenco principal do River, um dos maiores times de Buenos Aires, capital da Argentina.
Em 2013, o Roma vendeu o passe de Erik Lamela ao Tottenham. A transação foi estimada no valor de 30 milhões de euros – fora o bônus. Na época, o argentino tinha apenas 21 anos e vinha de uma campanha de 21 gols marcados nas 67 partidas em que jogou pelo clube italiano.
Lamela permaneceu no clube britânico até a temporada 2021/22, quando foi para o Sevilla, na Espanha. O argentino fez parte da negociação que trouxe o atacante Bryan Gil, que estava no time espanhol, para o Tottenham. “Torcedores do Spurs, que jornada! Eu vesti a camisa do mesmo jeito que vocês. As memórias vão permanecer comigo para sempre. Eu agradeço aos meus companheiros de time, às pessoas do clube e aos torcedores por torcerem por mim em todos os jogos. Vou sentir saudades. Eu vou levar esse clube comigo para sempre”, escreveu o jogador em suas redes sociais na despedida.
Estatísticas de Erik Lamela no Tottenham Hotspur
O primeiro jogo de Lamela com a camisa do Tottenham em uma competição oficial foi em setembro de 2013, quando o clube enfrentou o Arsenal em uma partida pela Premier League. Na ocasião, o clube treinado pelo então técnico André Villas-Boas perdeu para os Gunners por 1 a zero. O primeiro gol do atacante não veio muito depois disso. No mesmo ano, Erik Lamela marcou um dos gols da vitória do Tottenham por 2 a 1 em cima do FC Sheriff Tiraspol pela Liga Europa.
Ao longo de sua atuação pelo clube, Erik Lamela atuou em 257 jogos pelo Tottenham Hotspur. Destes, o clube venceu 132, ou seja, um índice de 51,4% de vitórias celebradas junto ao elenco principal. O atacante ainda lidou com 35 derrotas e 60 empates em sua passagem pelo time britânico.
Dos 447 gols que o Tottenham fez ao longo desse período, Lamela marcou 37, além de prestar outras 42 assistências. Em campo, o argentino levou 42 cartões amarelos e nenhum vermelho. A única vez em que foi expulso de campo foi devido ao segundo cartão amarelo, na temporada 2016/17 da Premier League.
Erik Lamela não conquistou nenhum título enquanto jogava no Tottenham Hotspur, no entanto, se despediu em grande estilo do clube. Isso porque em uma de suas últimas atuações pelo clube, em março de 2021, ele marcou um gol incrível contra o Arsenal. Na ocasião, Lamela balançou a rede adversária com o famoso gol de letra, também conhecido como rabona.
Ele acontece quando o jogador chuta a bola com a perna de ataque cruzada atrás da perna de apoio. Assim, o feito foi tão marcante que rendeu ao argentino o prêmio Puskas de gol mais bonito da temporada.