A Copa América de 2024 teve início no dia 20 de junho. Antes do pontapé inicial do torneio, a Seleção Brasileira realizou alguns amistosos de preparação. O objetivo era rodar o elenco, para ajudar o técnico Dorival Júnior a entender melhor quais opções tinha a disposição para um dos maiores torneios continentais do mundo.
Amistosos da Seleção Brasileira
A Seleção Brasileira já realizou quatro amistosos em 2024, sendo dois no mês de março. Nas ocasiões, os adversários foram Inglaterra e Espanha. O Brasil venceu os ingleses por 1 a 0, mas empatou com os espanhóis por 3 a 3. Essas partidas foram importantes, principalmente, para Endrick, ex-Palmeiras, que balançou as redes e parece ter se adaptado bem ao sistema de jogo. Pouco antes da Copa América, os adversários foram países que também estariam na competição.
México – 08/06
No último dia 08 de junho, a Seleção Brasileira realizou o primeiro de dois amistosos preparatórios para a Copa América 2024. Com gols de Andreas Pereira aos cinco minutos do primeiro tempo, Gabriel Martinelli, aos 54 minutos do segundo tempo, e Endrick, aos 90+6, o Brasil derrotou o México. Apesar dos feitos, a partida não foi fácil, uma vez que a equipe mexicana balançou as redes de Alisson duas vezes, sendo um gol contra de Yan Couto aos 73 minutos. Guilhermo Martínez Ayala aos 90+2 fez o segundo. Entretanto, o placar ficou em 3 a 2 para os brasileiros.
Estados Unidos – 12/06
Posteriormente, no dia 12 de junho, a Seleção Brasileira realizou um amistoso contra os Estados Unidos. Em um duelo bastante franco e cheio de chances, o Brasil teve 25 tentativas, sendo 12 no gol. No entanto, diferente do jogo anterior, os brasileiros ficaram com o empate. Os gols foram marcados por Rodrygo, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Christian Pulisic, aos 26 minutos.
Copa América
A Copa América 2024 teve início no último dia 20, às 21h (horário de Brasília). Realizada no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta, nos Estados Unidos, a partida entre Argentina e Canadá terminou em 2 a 0 para os Hermanos. Os gols foram marcados por Julián Alvarez, aos três minutos do segundo tempo, e Lautaro Martinez, aos 42 minutos.
Na fase de grupos, o Brasil estreou contra a Costa Rica. Em jogo morno, a Seleção Brasileira acabou empatando em 0 a 0. Já na segunda partida, o adversário foi o Paraguai. O Brasil não tomou conhecimento e aplicou um sonoro 4 a 1.
Fases da competição
Caso o Brasil passe para o mata-mata da Copa América 2024 em primeiro lugar no Grupo D, a partida das quartas de final será diante do segundo colocado do Grupo C. Esse jogo está previsto para ocorrer no dia 06 de julho, a partir das 22h (horário de Brasília). As semifinais, então, serão em 09 e 10 de julho. A divisão dos classificados será alterada para que o vencedor do primeiro duelo das quartas jogue contra o segundo vencedor. Assim, o terceiro vencedor jogará contra o quarto. Por fim, a grande final será em 14 de julho, às 21h.